
A Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida Pública realiza hoje a 'convenção de Lisboa', onde irá debater o projeto e eleger os nomes da comissão que procederá à auditoria.
Meio milhar de pessoas inscreveu-se 'online' no site da iniciativa - www.auditoriacidada.info - para participar hoje na convenção de Lisboa, que decorrerá no antigo cinema S. Jorge, disse uma das promotoras da iniciativa, a cineasta Raquel Freire.
«Vamos ter um debate aberto a toda a gente, em que se vai apresentar uma resolução política, e os nomes da comissão que vai fazer esta auditoria», disse Freire. «A comissão fará depois o seu trabalho, ver que parte desta dívida é legítima ou ilegítima e perceber o que estamos a pagar e porquê».
A iniciativa de auditoria cidadã foi lançada no mês passado por um grupo de cidadãos, entre os quais a antiga secretária de Estado da Educação socialista Ana Benavente, o economista José Castro Caldas e o secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva.
«A ideia é que durante o primeiro semestre de 2012 este trabalho fosse realizado e concluído, o que não impede que dentro de um a dois meses não possam ter alguns dados sectoriais já razoavelmente completos», disse outro dos envolvidos nesta iniciativa, o ex-deputado do Bloco de Esquerda José Gusmão.
A iniciativa portuguesa inspira-se em projectos semelhantes lançados por grupos de cidadãos de países como a Grécia ou a Irlanda.
Lusa/SOL