quarta-feira, 23 de Abril de 2014, 17:58
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Diário do Alentejo atacado por piratas alegadamente do grupo Anonymous

18 de Janeiro, 2012
O sítio de internet do Diário do Alentejo, de Beja, está a ser atacado por piratas informáticos, alegadamente do grupo Anonymous, o que provoca «grandes constrangimentos» na edição «online», disse o director do jornal.

«Começámos a ser repetidamente atacados na terça-feira de manhã», quando os piratas começaram a publicar no sítio do jornal (www.diariodoalentejo.pt) várias mensagens, como «Sim, vocês foram hackeados», explicou Paulo Barriga.

O ataque «está a causar grandes constrangimentos» na edição online, que o jornal não consegue actualizar e o site está parado, frisou, referindo que o Diário do Alentejo está à espera que os piratas se desliguem para que o sítio «possa voltar ao normal».

Durante o dia de terça-feira, o jornal tentou eliminar a conta de utilizador e a palavra-chave usada pelos piratas para aceder ao sítio, o que «não resultou» porque o computador usado «estava ligado em permanência».

O jornal retirou as mensagens dos piratas, que depois voltavam a publicá-las, e também tentou actualizar o sítio, o que não conseguiu, e, por isso, ao final do dia, desactivou-o.

Entretanto, o sítio foi activado e, ao início da madrugada de hoje, os piratas voltaram a atacar, substituindo fotografias da página inicial por imagens do logótipo do Anonymous, constituído pela máscara usada no filme 'V de Vingança' e a frase «We are Anonymous».

Os piratas também substituíram notícias da página inicial pela mensagem «A notícia que solicitou não se encontra na base de dados!!!» e quem acedia ao sítio era direccionado para um página de um canal no Youtube para ver um vídeo de um jogo de computador.

O ataque «é uma parvoíce, não faz sentido nenhum e parece coisa de moços pequenos», disse, admitindo a hipótese de o ataque poder estar relacionado com uma notícia que o jornal publicou, na edição de 23 de Dezembro de 2011, sobre os Anonymous alentejanos.

Pelas imagens do logótipo dos Anonymous publicadas no sítio, são piratas do grupo, responsável por outros ataques informáticos, «mas há índicos que levam a crer que não são e que é alguém que está usar a imagem do Anonymous», disse.

Os piratas não deixaram nenhuma mensagem relacionada com as causas do grupo e, numa das mensagens, usaram o termo «hackeados», mas os membros do Anonymous não gostam de ser chamados de «hackers», explicou.

«Duvido muito que seja um ataque do Anonymous», porque, considerando as causas do grupo, «não faz sentido atacar o Diário do Alentejo, a não ser que não tenham gostado da notícia» publicada pelo jornal, disse Paulo Barriga.

A notícia «não era negativa em relação ao movimento» e «acho que se trata de um hacker isolado, que utiliza as ferramentas do Anonymous para atacar o Diário do Alentejo e por outros motivos que não a retaliação», disse, admitindo a hipótese de o jornal apresentar queixa ao Ministério Público contra desconhecidos.

Lusa/SOL




0 Comentários


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt