sexta-feira, 18 de Abril de 2014, 1:13
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
TVI impedida de filmar começo do Eurogrupo

20 de Fevereiro, 2012
A TVI foi hoje impedida de filmar o começo da reunião dos ministros das Finanças da zona euro, como consequência da divulgação recente de uma conversa informal entre Vítor Gaspar e o seu homólogo alemão.

O encontro do Eurogrupo, que arrancou cerca das 16:00 em Bruxelas, menos uma hora em Lisboa, não contou com a presença do operador de imagem da estação de Queluz de Baixo, suspenso preventivamente pelo serviço de imprensa do Conselho Europeu.

«Estamos de consciência tranquila. Fizemos o nosso trabalho e esperamos que o facto da câmara da TVI não estar na sala ajude o Conselho Europeu a fazer o seu trabalho para combater a recessão económica e o desemprego de 24 milhões de europeus», comentou à agência Lusa Pedro Moreira, correspondente da TVI em Bruxelas.

O jornalista assinalou que a suspensão é preventiva, abrangendo a reunião de hoje do Eurogrupo e de terça-feira do Ecofin (ministros das Finanças dos 27 Estados-membros).

No começo de Fevereiro, a TVI divulgou uma conversa informal entre o ministro das Finanças português, Vítor Gaspar, e o seu homólogo alemão, Wolfgang Schauble, antes do início da reunião dos ministros das Finanças da zona euro, na qual este disse que a Alemanha estaria disponível para rever as condições do acordo assinado com Portugal uma vez resolvida a questão da Grécia.

No final do referido Eurogrupo, Vítor Gaspar disse que em condições normais não comentaria «uma conversa privada que não deveria ter sido registada nem difundida», mas, face à delicadeza da questão, comentou a troca de palavras que teve com Schauble para garantir que um eventual reajustamento do programa de ajuda externa a Portugal não está neste momento a ser considerado, reafirmando que o Governo não pedirá nem mais tempo nem mais dinheiro.

Lusa/SOL

 




8 Comentários
Adao
21.02.2012 - 08:52
Será que os cavalheiros ainda acreditam no pai natal.....
Ajudas por baixo da mesa, pela porta do cavalo....realmente pensava eu que os portugueses não tinham imaginação......

Na minha opinião a devassa de conversas privadas deveria ser sempre punida, quer seja esta quer seja a do Socrates (que a maioria de voces aprovava e provavelmente ainda aprova, agora vir censurar uma estação de televisão por o ter feito, isso pelos arautos da democracia é um mau sinal por si só e pelo procedente que abre.
Por outro lado censurar a TVI e não censurar a TVE e a TV da Austria, que na mesma sessão fizeram exactamente o mesmo com o ministro espanhol, é no minimo estranho.....ou será porque a primeira envolveu um Sr Alemão?
plagacio
20.02.2012 - 20:09
ajudas por baixo do pano e pela porta do cavalo, olha! olha! quem são eles! quanto é que tocava?
HORACA
20.02.2012 - 18:23
Vampire 17:02,

É isso mesmo.

Via-se que havia vontade de ajudar Portugal "pela porta do cavalo", mas estes jornalistas não souberam parar a tempo.

Para mim, era-lhes retirado a licença de operação de imagem e som ATÉ SER SUBSTITUIDO O ANIMAL.
Vampire
20.02.2012 - 17:02
Inaceitável é fazer gravações sem Autorização.

Esta gravação só foi má para Portugal.
Podíamos ter ajudas por baixo do pano e agora tudo vai ser feito para não parecer que estamos a ser beneficiados em relação aos Gregos.
nalves
20.02.2012 - 16:50
O que??? Ou processam a TVI? ou então estamos perante um censura a um meio de comunicação inaceitavel.
parasol
20.02.2012 - 16:34
plagacio
20.02.2012 - 15:49 Bonnie e Clyde e o Zé do Telhado são os teus heróis?
jordi24
20.02.2012 - 15:59
Se filmassem o operador de camara da TVI a levar no pacote e divulgassem, estariam tambem a fazer um grande exercicio de liberdade.
plagacio
20.02.2012 - 15:49
pouco a pouco, a democracia e a liberdade vão-se tornando miragens na união europeia; candidatos a empregados da gestapo e da ss não faltam


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt