sábado, 19 de Abril de 2014, 8:17
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Parque Escolar: Inspecção de Finanças critica escolha de materiais de luxo

9 de Março, 2012por Luís Rosa e Margarida Davim
Mobiliários de luxo, materiais de construção excessivamente caros, deficiente funcionamento dos equipamentos de clilmatização instalados e desperdício energético – são queixas conhecidas de alunos e professores das escolas modernizadas pela Parque Escolar. A censura sai agora reforçada com conclusões idênticas da auditoria da Inspecção-Geral de Finanças (IGF).

Só nas chamadas instalações especiais (equipamentos eléctricos, climatização, gás e água), a Parque Escolar já gastou mais de 325 milhões de euros. Este valor representa 27% do custo total (1,1 mil milhões de euros) da 3.ª fase do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário.

Parte desse valor explica-se, segundo os auditores, «por terem sido utilizadas algumas soluções com custo ou qualidade excessivos ao nível das instalações especiais».

A aplicação de iluminação decorativa, a utilização exagerada de equipamentos de halogéneo, a duplicação dos sistemas móveis de audiovisuais, o uso massivo de estores eléctricos (que nem sempre funcionam), a iluminação de parede quando já existe no tecto, são alguns dos muitos exemplos de desperdício dados pela IGF.

Rega em espaços sem jardim

Tal como o SOL já noticiou, foram instalados sistemas de rega em espaços que não têm jardins ou quadros electrónicos que não podem ser usados por falta de canetas especiais. Na Secundária de Pombal, por outro lado, foi construída uma biblioteca com um pé-direito de dois andares para colocar estantes que, por lei, não podem ter mais de dois metros.

Já na Escola Secundária de Tomar, foram instalados 12 candeeiros do arquitecto Siza Vieira – que custaram 20 mil euros –, pelo simples facto de constarem no projecto de arquitectura. Apesar desse artigo de luxo, os responsáveis pela gestão explicaram ao SOL, em Outubro, que não tinham dinheiro para pagar a conta da electricidade – problema que se multiplica um pouco por todo o país.

Os auditores constataram também nas visitas que realizaram às escolas já modernizadas que, tal como os alunos e professores referiram em diversas reportagens publicadas no SOL, existe «uma excessiva dependência de sistemas de ventilação mecânicos», por deficiente ventilação natural. Isso faz com que existam muitas queixas sobre a temperatura das salas, que são geladas no Inverno e um ‘forno’ no Verão.

luis.rosa@sol.pt
margarida.davim@sol.pt




28 Comentários
Calleigh
14.03.2012 - 19:19
Se não tivesse havido "derrapagens" o dinheiro tinha chegado para todas as escolas.
Platao
12.03.2012 - 15:55
almaviva
09.03.2012 - 23:24

O seu Portugal nao deve ser o mesmo que o meu. No meu esse javardo usou a educacao como pretexto para dar de mamar aos patos bravos. 4,4 mil milhoes. O ensino nao esta melhor, quem esta melhor sao os patos bravos e os decisores politicos que os subsidiaram com o nosso dinheiro. O que esta escandalosamente maior e a divida publica.

A Parque Escolar e a versao xuxa da Quinta do Bill. A administracao nao deve ser demitida. Deve ser presa. Estes porcos brincam alarvemente com todos aqueles que hoje passam privacoes.
Platao
12.03.2012 - 01:06
almaviva
09.03.2012 - 23:24

O seu Portugal nao deve ser o mesmo que o meu. No meu esse javardo usou a educacao como pretexto para dar de mamar aos patos bravos. 4,4 mil milhoes. O ensino nao esta melhor, quem esta melhor sao os patos bravos e os decisores politicos que os subsidiaram com o nosso dinheiro. O que esta escandalosamente maior e a divida publica.

A Parque Escolar e a versao xuxa da Quinta do Bill. A administracao nao deve ser demitida. Deve ser presa. Estes porcos brincam alarvemente com todos aqueles que hoje passam privacoes.
anovaordem
11.03.2012 - 11:10
Esta nação já foi grande
humanista
10.03.2012 - 11:54
É curioso observar que para uns os corruptos são sempre os "outros" como que se de uma espécie de cidadãos diferentes se tratasse.
Numa terra de chicos-espertos quem nunca abusou no estacionamento, quem nunca tentou dar a volta no imposto, quem nunca andou num transporte publico sem pagar, quem nunca recebeu um "jeitinho" de um amigo , quem nunca tentou desbloquear o telemovel nos indianos, quem nunca ligou para o emprego a dizer que estava doenta só para fazer gazeta, quem nunca foi simpático por interesse etc etc que escreva o primeiro comentário. Se o país sofre corrupção é por causa da população em si... não de um grupo isolado de cidadãos que se dedicam à política. Creio até que muita da condenação vem submiminarmente por inveja em vez de consternação e repúdio.
anovaordem
10.03.2012 - 10:28
O estado a que levaram a nação faz-me ter saudades de um tempo que não vivi.
Como muitos da minha idade que fomos agraciados com uma educação pós-25 de Abril em que tudo o que o anterior regime tinha feito era para esquecer,desde cedo comecei a ver com os meus olhos e a pensar pela minha cabeça e a não me deixar levar pela cultura do rebanho que nos tem sido imposta,neste caso em concreto das escolas é de salientar que as escolas constridas pelo Estado Novo além de modestas eram practicas e funcionais, onde a luz do sol era bem aproveitada, os materiais de construção eram duradouros e o exemplo disso são os numerosos edificios ainda em uso. Urge uma nova ordem social que ponha um ponto final neste sangramento.
DEIXALA
10.03.2012 - 06:51
Razão tem o sr. Isaltino de Oeiras esse prefere mandar fazer estátuas assim ao menos todos as veem.
José Matafome Oleiro
10.03.2012 - 02:25
Agora era pegar nas empresas e nos projectistas de tais projectos e colocá-los todos em tribunal! Com penas desde os 5 aos 15 anos de prisão sem contar que teriam de indeminizar o estado em 100% da totalidade nem que para isso perdessem o direito à reforma quando chega-se a idade! Penas exemplares evitam crimes!!!!
jocas49
10.03.2012 - 00:01
É lamentável que num País pobre como o nosso é e sempre foi, apareçam bestas, burros, o que quiserem chamar, a gastar dinheiro de forma irracional e ainda haja gente a dar-lhes razão. Desgraçado Portugal. Pobre povo. Nação ignorante e cheia de parasitas que se aproveitam dessa ignorância para encher os bolsos.
almaviva
09.03.2012 - 23:24
Sócrates foi um homem que lutou e venceu para que o ensino em Portugal fosse dos melhores do mundo. Conseguiu e venceu. Agora assistimos à sua destruição. O gangue PSD/CDS está a destruir aquilo que de mais precioso temos: A nossa cultura, o nosso saber, a nossa inteligência, os nossos jovens. Demita-se, Pedro Passos Coelho. Portugal precisa de viver.
almaviva
09.03.2012 - 23:15
Parecem p***s a discutir. O que é que foi feito contra a educação, contra os estudantes?
maria1976
09.03.2012 - 23:08
Caso real: Remodelação da Escola Secundária Alves Martins em Viseu, tem vidros de fachada que servem não sei para quê, vão ver, custaram cerca de 200 000 euros. Fiscalizem o grupo VISABEIRA, quem fez a obra.... e mais não digo
maria1976
09.03.2012 - 23:04
Caso real: Remodelação da Escola Secundária Alves Martins em Viseu, tem vidros de fachada que servem não sei para quê ???!!! vão ver, que custaram cerca de 200 000 euros, é um roubo. Investiguem o grupo VISABEIRA, quem fez a obra.... e mais não digo
Cricas
09.03.2012 - 22:16
social democrata???? Meu amigo os contratos foram todos assinados no final da legislatura do Socrates querido... tudo à pressa e com objectivo unico e que esta a vista: assegurar trabalho para comparsas e roubar o Estado coisa que ja nao é nova para essa escumalha! Vejam vejam vejam bem! vejam quem saiu de cargos de direcção, quem eram e como tão agora... ainda bem que ha jornais como o Sol!
Rataplan
09.03.2012 - 21:46
A boiada "xuxial-democrata" está à porta...a bater com os cascos nas cortes... Não quer perder o resto da palha que vai sendo cada vez mais rara...
Rataplan
09.03.2012 - 21:45
A boiada "xuxial-democrata" está à porta...a bater com os cascos nas cortes...
Leonidas73
09.03.2012 - 21:30
+ BOYADA... CORRER COM A XUXARIA TODA...
temp
09.03.2012 - 21:11
deixem estar que este desgoverno é melhor.
aqueles que gastaram á fartazana serão substituídos por outros que irão fazer exactamente o mesmo, não se iludam, e mais dos problemas aqui expostos são meramente pontuais,falem dos custos enormes mas não responsabilizem a qualidade porque visitei algumas escolas no norte e são verdadeiros palacios com alguns problemas pontuais certo, mas largamente ultrapassados ou até esquecidos pela qualidade em geral. qual a obra que não tem problemas, qual o carro que não os tem, é fácil vir dizer num jornal aquilo que lhe apetece simplesmente porque serve a sua causa politica, mas a mim se nem Sócrates me convencia, não serão estes nabos que o irão fazer.
Leonidas73
09.03.2012 - 21:10
+ BOYADA... CORRER COM A XUXARIA TODA...
Leonidas73
09.03.2012 - 21:09
+ BOYADA...



PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt