sexta-feira, 24 de Maio de 2013, 9:36
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Máximo de 30 alunos para turmas entre o 5.º e 12.º ano

12 de Abril, 2012
O número máximo de alunos por turma entre o 5.º e o 12.º anos vai aumentar dos actuais 28 para 30 estudantes, determina um despacho governamental publicado no Portal das Escolas, na Internet.

Também o número mínimo de alunos por turma sobe dos 24 para os 26 alunos. Já no caso do ensino recorrente, é exigido um mínimo de 30 alunos para formar uma turma.

No pré-escolar, o mínimo por turma são 20 crianças e o máximo 25, mas no caso de terem três anos de idade, cada educador não deve ter a seu cargo mais de 15 alunos.

Outra alteração anunciada no documento é a possibilidade dos pais escolherem a escola que os filhos frequentarão no ensino pré-escolar e no básico (até ao 9.º ano), devendo o pedido de matrícula ser entregue «preferencialmente» através da Internet entre 15 de Abril e 15 de Junho, quer nas escolas públicas quer nos estabelecimentos cooperativos ou particulares.

O diploma salvaguarda, contudo, que caso o estabelecimento escolhido não seja na área de residência, as despesas que essa opção possa significar ficam por conta do encarregado de educação ou do aluno, desde que a escola da zona onde reside tenha o percurso formativo desejado.

Lusa/SOL




5 Comentários
Land
13.04.2012 - 09:18
Este governo está a tornar-se uma completa desilusão... ao nível do ensino é lamentável tanta decisão errada, que irão trazer resultados negativos agravados com estas políticas desenfreadas de números e percentagens. É natural que estas decisões colidirão com os objetivos de se aumentar a qualidade do ensino em Portugal. Aliás, muitos dos nossos políticos pensam que o nosso ensino tem qualidade. Ao invés, o ensino em Portugal não tem qualidade, como os números indicam que estamos a descer no ranking da qualidade e em percentagens de sucesso.
pedescalco
12.04.2012 - 22:56
..
optimo. A seguir será a turma de 200 alunos e será dada a aula no ginásio da escola com microfone. Assim um unico professor, numa hora "despacha" logo uma aula para 200 alunos e ... o governo poupa uns tostões. Depois é só gastar mais milhões em "festas" do tipo Parque escolar!

Condessa
12.04.2012 - 21:14
Alguém imagina dar aulas , na actualidade, a um número destes? A maioria dos professores terá cerca de 220 alunos.Ensino individualizado????? Ahahahah...
novesfora
12.04.2012 - 21:11
30 alunos por turma? Eles não querem ensinar nada a ninguém.
fmpt
12.04.2012 - 20:12
Para estes governantes é tudo uma questão de $$$$. Depois querem qualidade no ensino.


PUB
PUB
Siga-nos
Marrocos Portugal
Passatempo SOL & ZOO: Ganhe bilhetes duplos para o Jardim Zoológico de Lisboa.
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt