quarta-feira, 16 de Abril de 2014, 20:50
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Homenagens a Zeca Afonso e Adriano Correia marcam 38.º aniversário do 25 de Abril

24 de Abril, 2012
Homenagens a Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira vão decorrer pouco por todo o país na quarta-feira, dia em que passam 38 anos do 25 de Abril de 1974.

No ano em que se assinalam os 25 anos da morte de José Afonso e os 80 de nascimento e 40 da morte de Adriano Correia de Oliveira, as homenagens aos músicos multiplicam-se no 25 de Abril, assinalando também os 38 anos da revolução que devolveu a liberdade aos portugueses.

A excepção às homenagens aos músicos que decorrem na quarta-feira é o espectáculo que está marcado para 5 de Maio, na Aula Magna, em Lisboa, que também os homenageia e que reúne músicos que cantaram com um ou com ambos os cantores e compositores.

Sérgio Godinho, Vitorino, Manuel Freire, Brigada Victor Jara e Janita Salomé contam-se entre os participantes no espectáculo organizado pelo Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL).

Em Ponte da Barca, na terça-feira à noite, é apresentado o livro Adriano Correia de Oliveira, 1942-1982 Um trovador da Liberdade, de Mário Correia, enquanto na manhã de dia 25, em Montalegre, é inaugurada uma exposição intitulada 'José Afonso – 25 anos de saudade'.

Na tarde de quarta-feira, na Póvoa de Lanoso, José (Zeca) Afonso e Adriano Correia de Oliveira também serão homenageados.

Braga é outra das cidades onde será prestada homenagem a José Afonso, hoje à noite, no Theatro Circo, com um espectáculo de Rão Kyao.

Já em Palmela, hoje à noite, as músicas de José Afonso dão o mote ao espectáculo musical de Cristina Branco, assim como em Setúbal, concelho onde o músico residiu e morreu.

Em Montemor-o-Novo, também hoje à noite, um espectáculo musical homenageará José Afonso e Ary dos Santos.

No Crato, a homenagem ao autor de Grândola, vila morena surgirá hoje à noite, na forma de um recital intitulado José Afonso – o canto da utopia.

Em Coruche, na quarta-feira à noite, será exibido um vídeo comemorativo da carreira de José Afonso e em Viana do Alentejo o músico será homenageando num espectáculo que vai reunir temas de Ary dos Santos a Zeca Afonso.

Também em Grândola, vila imortalizada pelo cantor, Zeca Afonso será homenageado hoje à noite, enquanto em Faro a homenagem está agendada para quarta-feira.

No Parlamento, na quarta-feira, Paulo de Carvalho interpretará a canção que serviu de senha para o movimento dos capitães em abril de 1974, E depois do adeus, enquanto na quinta-feira à noite decorrerá uma iniciativa intitulada Cantar Zeca Afonso, com a participação do coro da Assembleia da República.

Com voz de Eduardo Filipe, Luís Alvelos e do poeta Carlos Carranca, o espectáculo conta com a participação dos músicos António José Moreira e Manuel Portugal, na guitarra, Manuel Rocha, Nuno Encarnação e Rui Pato, na viola, e Nuno Ferreira, no acordeão.

Lusa/SOL




1 Comentário
Manuel Rocha Rocha
24.04.2012 - 18:52
Grande ZECA...os portugueses guardam-no em memória para sempre!


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt