segunda-feira, 21 de Abril de 2014, 10:35
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Provas de Aferição despedem-se hoje com Matemática do 4.º ano

11 de Maio, 2012
Mais de cem mil alunos do 4.º ano do Ensino Básico realizam hoje a prova de aferição de Matemática, depois de na quarta-feira terem testado os conhecimentos de Língua Portuguesa.

É o último ano que estas provas não contam para nota, destinando-se apenas a diagnosticar o grau de consolidação das aprendizagens.

As provas realizam-se durante a manhã, em 5103 escolas.

No próximo ano lectivo, estas provas já vão ter a designação de «prova final» e contar 25 por cento para a nota final do aluno, ponderação que subirá para 30 por cento nos anos seguintes, à semelhança dos exames.

No que diz respeito aos resultados do ano passado, os alunos revelaram maiores dificuldades na exposição de ideias e resolução de problemas.

No «item» da comunicação matemática, em «números e cálculo», apenas 19 por cento teve a resposta totalmente correcta.

Os resultados globais das provas foram considerados estáveis, face a 2010, apesar de a média nacional ter descido de 71 por cento para 68 por cento.

No ano passado, a Associação dos Professores de Matemática afirmou que a prova mantinha a estrutura que haviam questionado em anos anteriores, misturando perguntas «de resposta mais directa com outras mais complexas».

Para a associação, seria mais adequado dividir os dois tipos de resposta em secções distintas.

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), por seu lado, registou «uma evolução positiva» no grau de exigência, face ao ano anterior.

A SPM defendia também que os resultados deviam contar para a classificação interna do aluno.

Lusa/SOL




0 Comentários


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt