quinta-feira, 23 de Maio de 2013, 14:36
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Douro em suspenso

3 de Junho, 2012por Sónia Balasteiro
No ano passado, 12 mil turistas pediram informação ao balcão de atendimento da Rota do Vinho do Porto por estarem interessados em passar férias naquela região. Um número que corre agora o risco de diminuir devido à polémica em torno da Barragem do Tua e da possibilidade de a Unesco retirar a classificação de Património da Humanidade à zona do Alto Douro Vinhateiro.

«Estamos todos preocupados porque não se está a falar da região pelas melhores razões», avisa António José Teixeira, presidente da Rota e da Associação de Empresários Turísticos de Alto Douro e Trás-os-Montes. Segundo o responsável, as linhas de alta tensão previstas para a barragem podem assustar os turistas. «A médio ou longo prazo isto terá muito impacto no turismo», diz, criticando o facto de não se apostar antes na promoção de uma região que «está na moda».

António Teixeira diz que este cenário negro foi agora agravado com a polémica relacionada com a Unesco e as obras da barragem. «Mas eu não acredito que a região seja desclassificada. Isto porque estão em causa grandes empresas como a REN e a EDP, que irão fazer os compromissos necessários para resolver a situação». Uma das hipóteses será desviar as linhas de alta tensão que ligam a Barragem do Tua à subestação de Armamar e que atravessam a região classificada como Património Mundial.

Neste momento, nada está, porém, decidido. O ICOMOS, órgão consultivo da UNESCO para as questões do património construído, tem manifestado «fortes dúvidas» sobre o estado de conservação desta região, classificada há dez anos.

E não poupou críticas ao Governo por não ter incluído no dossiê de candidatura a Património da Humanidade o projecto do Tua, apesar de a sua construção estar já prevista no Plano Nacional de Barragens. Segundo adiantou ao SOL fonte oficial da UNESCO, deverá ser tomada uma decisão em Julho. Nó nessa altura irá reunir-se, em São Petersburgo, o Comité, que irá decidir se as obras têm de parar, sob pena de a região perder a classificação, ou se aceita as alterações propostas pelas empresas energéticas e pelo Estado português. Aliás, fonte oficial do gabinete de Assunção Cristas explicou ao SOL que o Ministério do Ambiente está aberto a debater e esclarecer algumas questões. Mas afasta responsabilidades, recordando que este Governo ainda não tinha tomado posse quando se deu o «arranque da obra e a candidatura do Alto Douro Vinhateiro a Património Mundial».

sonia.balasteiro@sol.pt




6 Comentários
nsgoncalo
04.06.2012 - 13:05
Musa apanhada de calças na mão e mangueira… visite o blog para rir http://esorirmaisnada.blogspot.pt/
uomem
04.06.2012 - 12:38
muita parra pouca uva ..
factos
04.06.2012 - 01:13
Por este andar até a alheira de Mirandela está condenada.

porca miséria...
GALAICOLUSITANO
03.06.2012 - 22:59
O PATRIMÓNIO JÁ FOI IRREVERSIVELMENTE DESTRUÍDO E AGORA O DINHEIRO QUE GASTARAM? COMO É? AGORA FAÇAM-NA...... COMO A AUTO ESTRADA.. (nao sou nem a favor nem contra a barragem.... pesei tudo e fiquei sem opinião sobre ela)
a a4 não há duvidas ou a acabam ou cometem um crime gravíssimo.
mirodri
03.06.2012 - 22:50
uma barragem inutil energéticamente e ainda por cima dá cabo do património... xuxaria no seu melhor, fez esta treta só para aldrabar o numero do defice num ano com receitas extraordinárias
GALAICOLUSITANO
03.06.2012 - 22:13
ALERTA. DEPOIS DA PARAGEM DO TÚNEL DO MARÃO NA A4 TRANSMONTANA, A BARRAGEM DO TUA ESTÁ A TRABALHAR A 50% E EM VIAS DE PARAR DEPOIS DE MUITOS MILHARES DE MILHÕES GASTOS.......ATÉ BRAGANÇA? começo a duvidar

BARRAGEM DO TUA? SÓ QUANDO A VIR FEITA ACREDITO.

PARA QUE GASTARAM TANTO DINHEIRO SE PENSAM EM PARAR TUDO?
OS TRANSMONTANOS, QUE BEM MERECEM TER ALGUNS BENEFÍCIOS, COMO VÃO REAGIR? E OS PORTUGUESES NÃO REAGEM?
CAMBADA. SOMOS BONS A LADRAR MAIS NADA.


PUB
PUB
Siga-nos
Marrocos Portugal
Passatempo SOL & ZOO: Ganhe bilhetes duplos para o Jardim Zoológico de Lisboa.
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt