quarta-feira, 19 de Junho de 2013, 11:36
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Escolas com pequenos-almoços já esta semana

4 de Junho, 2012
Crianças que precisem de tomar o pequeno-almoço na escola poderão fazê-lo a partir desta semana, de acordo com o anunciado pelo Governo na terça-feira, na Assembleia da República.

A iniciativa funcionará, a poucos dias do final do ano lectivo, como experiência piloto em 80 escolas básicas de todas as regiões.

Durante uma audição na Comissão de Educação da Assembleia da República, o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, disse que o Governo gostaria de ter conseguido concretizar antes o projecto.

O universo de alunos abrangidos foi determinado com base num levantamento feito pelos directores de turma do 5.º ao 9.º ano, e pelos professores do 1.º Ciclo, segundo o Governo.

Os dirigentes escolares, por seu lado, não tinham qualquer informação até ao final da tarde de sexta-feira.

«Não sei de nada, o Conselho de Escolas foi esquecido», disse à Lusa o presidente deste órgão consultivo do Ministério da Educação, Manuel Esperança.

Também o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, desconhecia a que escolas se referia o secretário de Estado.

«Aqui no Norte desconheço, já liguei para vários colegas e ninguém sabe de nada», afirmou, acrescentando que houve contactos da parte do ministério «há algum tempo» para pedir dados de alunos que não tomassem o pequeno-almoço em casa, mas sem que houvesse mais qualquer comunicação: «Nem sabemos que escolas são essas, não lhe posso dizer uma só. Isso também é só por 15 dias».

O presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira, atestou a mesma situação. «Não conheço nenhuma dessas 80 escolas, nem fomos contactados sobre o assunto».

A Lusa pediu na sexta-feira mais informações ao Ministério da Educação, mas teve apenas como resposta que «mais pormenores» serão conhecidos esta semana, «quando do lançamento do programa», o que não acontecerá hoje.

Para levar a cabo este programa, o Governo reuniu-se com representantes das maiores empresas do ramo alimentar e com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, que terá a cargo o transporte dos alimentos das superfícies comerciais para as escolas, segundo o ministério.

Lusa/SOL




9 Comentários
GALAICOLUSITANO
05.06.2012 - 09:20
ISSSO MESMO.... FAÇAM DAS ESCOLAS HOTEIS ATÉ QUE OS VOSSOS FILHOS COMECEM A IR-VOS ÀS TROMBAS... TUDO DE BORLA PARA OS MININOS.... MUITO BEM.
TUGAS DA TRETA. BARDINOS. TRABALHAI MALANDROS.... AGORA LARPAM Á CUSTA DOS OUTROS.
blueberry
05.06.2012 - 00:25
Em vez de proporcionar um nivel de vida aos pais que possa dar pelo menos de comer aos filhos, reuzem o povo à miséria e craim as sopas dos pobres à moda do fascismo para manter os rafeiros bem amestrados.

ainda háde chegar também o dia para tomar o banho semanal no balneário da escola...
jlfpais
04.06.2012 - 17:45
Calleigh, sonhei que este governo não chega até lá. Por isso estás enganado.
Calleigh
04.06.2012 - 16:09
Continuo a achar que 2013 vai ser muito pior que 2012. Oxalá me engane...
tratorderasto
04.06.2012 - 13:46
Com 4 mil milhões dá para ovos mexidos, bacon e muito ketchup.
CDS- Cuidado com as salmonelas
uomem
04.06.2012 - 12:25
Portugal caminha para miséria generalizada ..
nsgoncalo
04.06.2012 - 12:05
Musa apanhada de calças na mão e mangueira… visite o blog para rir http://esorirmaisnada.blogspot.pt/
AJPC
04.06.2012 - 10:24
É ISTO QUE ELES QUEREM CLARO, PARA SE ARMAREM EM BEM FEITORES. CLARO QUE NÃO PASSAM DE UMAS BESTAS, JULGAM QUE TODA A GENTE ESTA DE ACORDO COM A MER-DA QUE ANDAM A FAZER.
paralelo40
04.06.2012 - 10:04
Quanto cobram? E têm transporte para ismos e voltarmos? E Pagamentos de IVA em dia? Não me quero furerer


PUB
PUB
Siga-nos
Passatempo SOL: Ganhe convites para o Optimus Alive 2013
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt