quinta-feira, 24 de Abril de 2014, 17:09
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Construção: Canadá quer recrutar 400 portugueses por 5500 euros/mês

14 de Julho, 2012
O Canadá vai recrutar um mínimo de 400 trabalhadores portugueses da construção, oferecendo salários dez vezes superiores aos praticados no mercado de trabalho interno e condições que, em princípio, agradam ao Sindicato da Construção, disse hoje fonte sindical.

Em conferência de imprensa realizada no Porto, o presidente do sindicato, Albano Ribeiro, adiantou que o sindicato vai colaborar na promoção de sessões de esclarecimento sobre estas ofertas de emprego, que serão realizadas entre 30 de Agosto e 14 de Setembro em seis regiões portuguesas.

«Mas depois sairemos do processo e só reentraremos nele se houver algumas arbitrariedades ou ilegalidades», explicou o dirigente sindical.

Um trabalhador da construção aufere em Portugal uma média de 3,14 euros à hora, o correspondente a 545 euros mensais, e os empregos no Canadá, área de Toronto, serão remunerados a 32 euros a hora, o equivalente a um salário mensal de 5500 euros, segundo as indicações recebidas pelo sindicato e agora reveladas.

As informações dadas ao sindicato pela consultora de imigração no Canadá Yolanda Simão referem que os trabalhadores serão contratados por dois anos e que, após os três primeiros meses de atividade, poderão levar as suas famílias, com garantia de alojamento.

O recrutamento «começa por centenas e vai chegar aos milhares, começa por Toronto e vai chegar a todo o Canadá», disse o presidente do sindicato.

Albano Ribeiro garantiu que o gabinete jurídico do sindicato analisará os contratos de trabalho a propor aos interessados e, se detetar irregularidades, «não vai pactuar com isso».

O sindicato pretende evitar, deste modo, o «sofrimento e o abuso» por que passaram milhares de trabalhadores portugueses no estrangeiro e que estiveram na origem de uma campanha no sentido de os candidatos à emigração se informarem prévia e devidamente acerca das ofertas de emprego a que aderem.

A este respeito, Albano Ribeiro reclamou para o seu sindicato o mérito de «ter evitado que as coisas fossem bem piores».

Recusando que a postura do sindicato face às propostas de emprego no Canadá seja a de estimular a emigração - como a feita por «aquele senhor que nem quero falar nele» -, Albano Ribeiro admitiu que o quadro de emprego na construção agravou-se a ponto de muitos profissionais do sector estarem já no desemprego sem o respectivo subsídio e a contar com a ajuda do Banco Alimentar.

Segundo o Sindicato da Construção, estão desempregados em Portugal 22 por cento dos 700 mil trabalhadores do sector.

Lusa/SOL




33 Comentários
111111
09.02.2013 - 21:43
Eu queria que alguem me ajuda se, queria ir para o
Braga/Portugal
Disponibilidade imediata.
Muita experiencia na área da renovação, isolamentos térmicos e construção.
Certificado de Aptidão Profissional, Construção Civil - IEFP
Línguas; Inglês e Francês
Aptidões e competências informáticas.
Secundário terminado em Gestão e contabilidade.
Numero de contacto 0034 925231064


111111
09.02.2013 - 21:41
Eu queria que alguem me ajuda se, queria ir para o canada.
António Pereira
Braga/Portugal
Disponibilidade imediata.
Muita experiencia na área da renovação, isolamentos térmicos e construção.
Certificado de Aptidão Profissional, Construção Civil - IEFP
Línguas; Inglês e Francês
Aptidões e competências informáticas.
Secundário terminado em Gestão e contabilidade.
Numero de contacto 0034 925231064

digdi54
07.09.2012 - 11:57
Bom dia, alguém me pode indicar quais as regioes do pais onde vai realizar as conferencias de imprensa sobre as ofertas de emprego para o canada. obrigado!
digdi54
07.09.2012 - 11:53
Bom dia, alguém me pode indicar como me posso candidatar a um lugar para ir para o canada trabalhar?? onde me devo deslocar??? obrigado abraço
suzettemorais
16.07.2012 - 20:00
O Pinhoa tem razão. Há muito trabalho no Canadá. Trabalha-se muiiiiiiiito, um pedreiro ganha mesmo entre 30 a 40 dolares à hora. Tem que se ter um patrão que faça o contrato, mas se é um acordo com sindicatos de Portugal, é possível que ja venham encaminhados. As despesas de contrato são pagas pelos empragados, mas vale a pena. O meu fiho está a fazer uma aprendizagem de canalização, é aprendiz do 3º ano, está com 30 dolares agora e daqui a 1 mes com 35 brutos. Mas as pessoas e as profissões são olhadas com respeito e igualdade, não há a nossa maneira provinciana dos "doutores". Quem puder vir, aconselho-o vivamente. Esquecam a maneira de estar e viver aí em Portugal, pois é muito diferente. Para melhor, na minha modesta opinião
empirical
15.07.2012 - 19:46
mafias.
o certo e' que o trabalhador da construcao civil se sindicalizado comeca por auferir algo na regiao dos 30 dollars hora.
mas o que se passa e' que isto e' uma coisa pontual que estara a ser perparada por alguma firma de pedreiros nocanada com forte ligacoes aos sindicatos tambem canadianos e que por sua vez envolvem os sindicatos portugueses.
vejemos se estas companhias para onde vao sao companhias recentes, satelites de outras companhias mais antigas e se tudo isto nao tera mao de algum senhor medalhado pelo governo de portugal.
mais uma mordomia?
coidado que a sindicancia do canada e' no minimo duvidosa pois os antecedentes criminais multiplicam-se.
e depois 400 de 1 milhao de desempregados so mostra o que vai mal no nosso Pais. para nao falar na disparidade do ordenado.
Por isso politicos ladroes dos portugueses abrei os olhos senao alguem vos vai abrir quando menos esperais. Chega de arrogancia e incapacidade.
v1tor1nh4
15.07.2012 - 19:00
Grande verdade melecas, isso já foi chão que deu uvas! Agora?? Pouco trabalho há na construção e pedreiro nenhum entra a ganhar 1.500€ por mês. Até os próprios engenheiros estão a emigrar a não ser que já tenham um emprego a ganhar razoavel/ e e já se encontrem efectivos. É só olhar para os técnicos de saúde, desde médicos a enfermeiros, o salário que lhes é oferecido nesta altura...uma vergonha!
melecas
15.07.2012 - 16:34
isto é só artolas. Sei de alguns casos em que trabalhadores ESPECIALIZADOS (electricistas, canalizadores, técnicos de redes) da contrução possam receber esses ordenados de 1500€, ou inclusive trabalhadores com alguma antiguidade, mas quanto aos pedreiros normais nem pensar nisso. Sei do que falo pois sou eng. civil. Pensam que é como há 10 anos em que havia muito dinheiro a ser pago por fora? Até para engenheiros os salários chegam a ser miseráveis. Tenho colegas de curso a ganhar 700€ ao fim de 5 anos de trabalho. O mesmo que ganharam quando foram estagiar. Se se ganha 1500€ por mes como pedreiro aqui, na generalidade, digam a quem aqui está as empresas onde isso acontece. NAO CONHECO NENHUMA!
melecas
15.07.2012 - 16:32
isto é só artolas. Sei de alguns casos em que trabalhadores ESPECIALIZADOS (electricistas, canalizadores, técnicos de redes) da contrução possam receber esses ordenados de 1500€, ou inclusive trabalhadores com alguma antiguidade, mas quanto aos pedreiros normais nem pensar nisso. Sei do que falo pois sou eng. civil. Pensam que é como há 10 anos em que havia muito dinheiro a ser pago por fora? Até para engenheiros os salários chegam a ser miseráveis. Tenho colegas de curso a ganhar 700€ ao fim de 5 anos de trabalho. O mesmo que ganharam quando foram estagiar.
Se se ganha 1500€ por mes como pedreiro aqui, na generalidade, digam a quem aqui está as empresas onde isso acontece. NAO CONHECO NENHUMA!
americopedro
15.07.2012 - 15:07
boa tarde, alguém me pode indicar como me posso candidatar a um lugar para ir para o canada trabalhar?? onde me devo deslocar??? obrigado abraço
v1tor1nh4
15.07.2012 - 14:07
O Pinhoa tem toda a razão, o Canadá é um grande país que respeita todos os direitos humanos e não escraviza ninguém. Mesmo no inverno há trabalho de construção (no interior dos edifícios) mas mesmo indo para o desemprego, ficam a ganhar bem mais que em Portugal. Há pedreiros que ganham cerca de 1.500 € em Portugal? Claro que há, só não há é trabalho!! Um país onde a construção está parada, é um país parado... E respondendo ao neves2323, é um facto que o Canadá manda embora pessoas que até podem ter trabalho, só que estão ilegais, e tem que haver controlo não? se não, seria uma anarquia!! E neste caso, o que é oferecido é um contrato de 2 anos. O senão do Canadá é realmente o clima, é verdade, mas para quem quer trabalhar e ganhar dinheiro aconselho sinceramente. Como luso-canadiana que sou, e adorando Portugal, não deixo de aconselhar o Canadá e tirando o clima, o Canadá é um GRANDE país(não só no tamanho). :)
GALAICOLUSITANO
14.07.2012 - 22:57
DEIXALA
14.07.2012 - 19:31

viva eu carago.................
Pinhoa
14.07.2012 - 22:44
Mesmo assim esta muito longe dos 5500 dollars. Ainda mais se for realmente um pedreiro, ganha bem mais do que isso.
magico
14.07.2012 - 22:39
ESQUECERAM-SE DE UMA COISA:NENHUM EMPREGADO DA CONSTRUÇÃO GANHA 545 EUROS POR MÊS,GANHAM UMA MEDIA DE 800 EUROS E OS PEDREIROS GANHAM ENTRE 1200EUROS A 1500 EUROS POR MÊS.O QUE APARRECE NO RECIBO DO ORDENADO É UMA COISA,O QUE SE GANHA É OUTRA.
Pinhoa
14.07.2012 - 22:32
Estou la desde 1989 Sr. VICKY. E posso garantir-lhe que nunca deixei de trabalhar no inverno. Eu trabalhava nos buildings. LAYOFF e para os sidewalks, pontes e landskape. O resto, tudo trabalha, salvo um ou outro dia maisfrio que geralmente nao vai alem de meia duzia de dias por inverno. Ate parece que a sua dupla nacionalidade e ficticia.
Pinhoa
14.07.2012 - 22:26
E digo mais ainda. O Canada nao esta a mandar embora as pessoas que trabalham e que estam legais. Quem estiver legal, nada tem a temer do Canada que respeita as leis e nao faz novas leis para lixar seja quem for. Quem poder ir que va. Tambem nao e escravidao como muitos dizem. Claro que temos que trabalhar e mais ate do que muita gente aqui, mas nao e escravidao, nem suborno nem coacao. Todos sao livres de trabalharem desde que cumpram a sua obrigacao.Boatos sao aos milhares, mas a realidade e como em qualquer outro lado. Trabalha e tudo esta bem, nao trabalha a coisa nao pode andar bem.Ninguem da nada sem receber.
Vicky
14.07.2012 - 22:20
Só um esclarecimento: No Canadá não se paga em euros, mas sim em dolares canadianos, que estão bastante a baixo do euro. No Canadá, a construção civil não trabalha durante os meses de Inverno devido ao frio e à neve, durante o Inverno o pessoal fica de LAYOFF, recebendo apenas do fundo de desemprego. E para terminar em Portugal ninguém na constução civil ganha o ordenado mínimo,apenas declaram o ordenado mínimo o restante recebem em dinheiro vivo. Para vosso conhecimento eu tenho dupla nacionalidade: Portuguesa e Canadiana. Trabalhei nos dois países, não fala de cor.
Pinhoa
14.07.2012 - 22:18
Nao acreditem no Neves2323. Deve ser um invejoso que tem medo que o trabalho se acabe para ele.O Canada tem muito trabalho e de construcao, em Toronto e arredores nunca houve tanto.Eu sei porue estou la e so estou aqui a passar ferias. De hoje a 2 semanas ja la estou novamente. E so nao trabalho porque ja estou reformado. Ha la muito trabalho no ramo da construcao e e pago sim, a 32 dollars/hora ou mais, conforme a categoria, a comecar no ajudante que ganha isso exatamente.Agora o Sr.QUIJOTE se tiver trabalho para mim a 100 Euros por dia limpinhos eu ainda vou ver se dou um jeito. Palhacos e o que se ve por ai. Mas o circo e noutro lado.
neves2323
14.07.2012 - 21:57
so acredita nisto quem nao conhece o canada.pois eles estao a mandar embora pessoas que ate tem la trabalho e mais nao seijam patetas..
quijote
14.07.2012 - 21:56
Não diga disparates, Anabela.
O trabalho de construção civil é bem pago em toda a parte, até em Portugal. Um pedreiro faz 100 euros por dia em Portugal sem impostos, é quase o mesmo do que lhe vão pagar no Canada, depois de impostos, que lá não pode fugir-lhes.



PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt