quarta-feira, 16 de Abril de 2014, 17:22
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Professores de Português consideram a prova final adequada

7 de Maio, 2013
A prova final de Português do 1.º Ciclo, hoje realizada pelos alunos do 4.º ano, está adequada ao programa e é muito semelhante às provas de aferição dos anos anteriores, segundo a Associação de Professores de Português.

"Está dentro dos conteúdos programáticos, é uma prova completa. A parte gramatical contém as perguntas básicas a nível do 4.º ano", disse à agência Lusa a presidente da APP, Edviges Antunes Ferreira.

A prova contém dois textos, o primeiro baseado numa notícia e o segundo num conto de Hans Christian Andersen, "A Sereiazinha".

"O primeiro texto tem um carácter um bocadinho mais técnico, mas, apesar de tudo, os alunos, desde que tenham alguma concentração, conseguem perfeitamente ler e responder às perguntas, enquanto o segundo texto eles conseguem facilmente interpretar e responder", afirmou a professora.

Em termos globais, a prova é muito semelhante à prova de aferição dos outros anos, referiu: "Não houve grandes diferenças e os alunos conseguem, desde que se concentrem, fazê-la dentro do tempo estipulado".

A prova final divide-se em duas partes, dispondo os alunos de 50 minutos e mais 20 de tolerância para responder ao primeiro caderno. Para o segundo foram destinados 40 minutos, mais 10 minutos de tolerância.

Na sexta-feira, realiza-se a prova de Matemática.

Os alunos do 4.º ano estão pela primeira vez a realizar provas finais de ciclo, a Português e Matemática, que valem 25 por cento na nota final, uma ponderação que sobe para 30 por cento no próximo ano lectivo, à semelhança dos restantes exames.

Quem não conseguir aprovação para transitar para o 5.º ano terá um prolongamento escolar até Julho, altura em que repetirá o exame.

Lusa/SOL




0 Comentários


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt