quarta-feira, 23 de Abril de 2014, 13:15
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
PS defende registo de praxes como o das claques

1 de Fevereiro, 2014por Joana Ferreira da Costa*
No Parlamento, a polémica sobre as praxes levou o BE a apresentar um projecto de resolução que aconselha as universidades a darem mais apoio aos novos alunos, substituindo-se às comissões de praxe. E se no passado uma proposta idêntica só teve o apoio do PS e PCP, desta vez já há deputados à direita que pedem “um sinal firme” contra as práticas mais violentas.

“Não se pode desresponsabilizar as universidades”, defende a deputada do CDS Teresa Caeiro, que critica “a passividade” com que certas praxes são encaradas. Mais radical é o colega de bancada, Ribeiro e Castro: “Devia haver um levantamento geral contra as praxes. São actos degradantes, de humilhação e submissão”.

Já o deputado do PS, António Gameiro, defende que é preciso actuar nas praxes à semelhança do que se fez nas claques de futebol - que foram obrigadas a legalizar-se no Conselho Nacional contra a Violência no Desporto, registando o nome dos seus dirigentes. “As comissões de praxe deviam fazer o mesmo junto da sua reitoria para responsabilizar os seus membros”, disse o deputado ao SOL.

A maioria PSD-CDS garante, contudo, que vai esperar pelos resultados das reuniões na Educação para se pronunciar. “Vamos aguardar. Não vamos propor coisas que já estejam a ser feitas”.

*com Helena Pereira

joana.f.costa@sol.pt




12 Comentários
JChato
04.02.2014 - 19:18
Quem (entre o GADO DA AR) "defende" as praxes deviam fazer-lhes o mesmo (a eles ou aos filhos e filhas) o que fizeram às vítimas do MECO!
Uma coisa é "praxe" outra é VANDALISMO!
O problema (um deles) da partidocracia com a que vivemos é que a COBARDIA se alia com IMPUNIDADE! Pensam (eles) que "é disto que o Povo gosta"!
No dia em que começarem a cortar o pescoço (ou um tiro nos kornos) este gado vai começar a perceber que ... ESTAMOS FARTOS DELES!

GAROTAGEM ACOITADA ENTRE O GADO É DO PIOR!
FEDELHOS "ARMADOS EM GENTE" NO MEIO DE MAFIOSOS!
É por isso que temos o País como temos!

UM DIA ALGUÉM "SE PASSA DA MARMITA" E, DEPOIS VAI SER O CARAÇAS!
Sedan
03.02.2014 - 19:43
Os partidos da bancarrota também deviam ser alvo de registo e na altura das eleições, devia ser publicados os nomes daqueles que mandam o país para a falência!

É que o tuga é muito esperto mas pouco inteligente e, como se não bastasse, têm uma memória demasiado curtinha!
Niajar
02.02.2014 - 23:11
Estavam 12, somente 6 foram vendados e acorrentados de costas para o mar e alguns dentro de água em forma de meia Lua.Acidente com alerta vermelho? em todo o território Nacional?Acidente para retardados mentais como os 6 DuX presentes isso concordo .Para mim é crime por negligencia.Espero sinceramente que essas 6 bestas sejam exemplarmente punidas.
Os outros 6 que sua alma descanse na luz e em paz.
Oao familiares dos falecidos ou assassinados por negligencia o meu conforto e que consigam minorar dentro do possível esse terrível sofrimento o meu coração dorido está solidário com os pais e restantes familiares destes Jovens.
Quem defende as besteiras e as praxes idiotas que tenham um pingo de vergonha e outro pingo de humanidade ,pois amanha poderá ser um filho ou neto seus vitimas da praxes criminosas e bestas ,e ai vão compreender o que significa as praxes ,só que já será tarde de mais....
pedrox
02.02.2014 - 18:26
Praxes
São indignidades cometidas contra Jovens por marmanjos de 23,24,25 ou 42 anos como aquele de Coimbra que gosta tanto de humilhar caloiros que anda há 24 anos na universidade ,ABERRANTE.

As praxes são obscurantistas e criminosas .PROIBI-LAS é urgente, e punir forte e feio quem as pratica-se...
quijote
02.02.2014 - 12:12
As praxes não são brincadeiras, pretendem enquadrar os futuros licenciados e formar líderes autoritários e carismáticos para os gerirem.
quijote
02.02.2014 - 12:09
As praxes são embriões de organizações fascistas, são uma maneira possível para o renascimento duma direita autoritária em Portugal.
Não é a maneira correcta. Apesar do fim a que se propõem ser louvável, o país precisa de deixar de ter só canhotos, as praxes não são compagináveis com o mundo actual.
selene
02.02.2014 - 02:07
Ó inseguro, porque não te calas? Ainda acabas sendo praxado batendo com os cOOOrnos na parede. Será que o Paaís não tem nada mais importante para ser discutido? Quando morrem vários pescadores, que andam a lutar pela vida, só são notícia um dia. Sobre estes nunca mais se calam, além do prejuízo que causaram, pelo que se gastou com as buscas dos corpos. Com esta idade já eu tinha um curso, a sério, e já era responsável por uma casa de família.É preciso é que a malta vá estando entretida e não pense no mal que nos estão a fazer.
selene
02.02.2014 - 02:04
Ó inseguro, porque não te calas? Ainda acabas sendo praxado batendo com os cOOOrnos na parede. Será que o Paaís não tem nada mais importante para ser discutido? Quando morrem vários pescadores, que andam a lutar pela vida, só são notícia um dia, Sobre estes nuncamais se calam, além do prejuízo que causaram, pelo que se gastou com as buscas dos corpos. Com esta idade já eu tinha um curso, a sério, e já era responsável por uma casa de família.
de
BelaLusa
02.02.2014 - 01:10
Temos aqui duas vertentes: O direito que assiste uma organização de estudantes para a praxe, brincadeira e interação positiva com os novos estudantes. A outra vertente é o abuso de poder perante os caloiros, que estes para se sentirem bem recebidos e não serem vitimas de bulling interagem com essas organizações. Parece-me importante referir o dever que os caloiros têm em refletir se aceitam ou não esses mesmos abusos!!! São maiores de idade, podem-se associar, e criar também um movimento de proteção e recusarem-se a participar, e apresentar queixa crime perante uma situação devidamente documentada e testemunhada! É simples, num estado de direito com é Portugal, cabe a quem se sente indignado e humilhado saber se defender, pois já temos leis para isso! Para quê gastar tempo e dinheiro no parlamento e fazer um pequeno circo, quando o assunto cabe a quem já sabe tomar conta de si. As leis existem para isso e já protegem esses indivíduos.
bisgarolho
02.02.2014 - 00:00
Praxes não passam de atos de iniciação de pseudo- maçomaria...ESTEJAM ATENTOS !
alviela
01.02.2014 - 23:40
Pela primeira vez vejo o BE a tomar uma posição coerente, o PS fica-se por meias medidas para não desagradar aos meninos e os outros do governo têm-se ficado calados cobardemente para também eles não molestarem estes meninos mimados e mal educados; depois de toda esta desgraça e tempestade as coisas acabarão por ficar mais ou menos na mesma e andamos nós a alimentar esta corja de universidades e universitários.
Acossamaki
01.02.2014 - 21:39
Estes gandulos vão para as faculdades para aprender ou para se preocuparem com esta m**** de praxes???? Estou farto desta palhaçada !!!!


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt