sábado, 19 de Abril de 2014, 8:17
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Microsoft patenteia tecnologia para monitorizar Skype

29 de Junho, 2011
A Microsoft patenteou uma tecnologia para monitorizar de forma legal as chamadas efectuadas através de Skype, sem que os utilizadores do serviço de VoIP se apercebam

Em causa está a tecnologia Legal Intercept, cujo pedido de patente foi apresentado pela Microsoft em 2009 mas só agora recebeu luz verde das autoridades norte-americanas.

De acordo com o portal Computerworld, a descrição da patente assemelha-se a tecnologias utilizadas por operadores de telecomunicações para disponibilizarem dados de comunicações às autoridades, quando são efectuados pedidos de vigilância ou escutas.

Neste caso a tecnologia destina-se a gravar comunicações em sistemas de VoIP, como o utilizado pela Skype, empresa comprada pela Microsoft no passado mês de Maio.

De acordo com Michael Froomkin, um especialista em Direito da University Of Miami School Of Law citado pelo portal, a descrição apresentada pela multinacional indica que com esta tecnologia o objectivo da empresa é fazer com que o Skype cumpra uma lei dos EUA, que prevê que as operadoras de telecomunicações tenham equipamentos que possam ser utilizados para fins de vigilância, sempre que seja pedido pelas agências federais.

Michael Froomkin critica esta tecnologia por «primeiro, tornar uma tecnologia de comunicação amiga do FBI significa também torná-la amiga de ditaduras, e a longo prazo isso não é bom para movimentos como a Primavera Árabe».

«Em segundo lugar, a experiência demonstra que criar ferramentas para ultrapassar [a tecnologia] convida a aproveitamentos» maliciosos, alerta.




1 Comentário
Marcos Bruno Gomes Rebelo
29.06.2011 - 21:09
Mais uma razão para não usar Microsoft tecnology. Há Anos que uso Linux, e só espero acabar o credito para fechar a conta a skype.


PUB
PUB
Siga-nos
CD Carríssimas Canções de Sérgio Godinho
Assinaturas - Revista FEEL IT (PT)
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt