sábado, 19 de Abril de 2014, 8:17
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Uma casa amiga do ambiente e 100% portuguesa

21 de Agosto, 2011por Ana Isabel Pereira
Os promotores da EcoCasa Portuguesa, desígnio que nasceu nas redes sociais, querem construir uma casa amiga do ambiente 100% portuguesa. Desde o projecto de arquitectura aos materiais utilizados, a ideia é que tudo seja made in Portugal e fornecido graciosamente.

Visite a página Facebook da EcoCasa Portuguesa

«A casa modelo será uma forma de os ‘embaixadores’ promoverem os seus produtos e serviços», explica João Monge Ferreira, um dos dois promotores. Esta primeira habitação, um T3 orçado em 150 mil euros a construir «num prazo de dois anos», é um projecto com «uma forte componente pedagógica ambiental», acrescenta.

O também criador do movimento Novos Rurais – que promove o regresso à vida no campo – adianta que o Alentejo e o Algarve são as localizações que estão a ser estudadas, mas o objectivo é que a casa se «adapte aos diversos climas, relevos e matérias-primas de cada região», até porque o futuro do projecto passa pela sua comercialização. «É o aproveitamento e sintonia com o meio ambiente que está na base da arquitectura bioclimática», explica João.

O Sol é «um dos principais elementos a ter em conta, pois o seu aproveitamento, quer em termos térmicos, quer em termos de iluminação, será a peça chave para construção de um edifício sem consumo de energia». Os materiais escolhidos têm um «bom desempenho ambiental e energético», permitindo reduzir o consumo de electricidade – «uma vez que o conforto interior é facilmente alcançado sem recurso a aparelhos de climatização» – e a emissão de gases com efeito de estufa.




5 Comentários
Portugal Glocal
08.09.2011 - 18:45
Em Portugal, estima-se que os edifícios são responsáveis por 25% do consumo energético final. Um valor que sobe para 40% se falarmos à escala da União Europeia. Isso deve-se, em grande parte, à existência de uma larga percentagem de edifícios com elevadas necessidades energéticas para que os seus ocupantes consigam alcançar o conforto térmico ideal nas estações fria (20ºC) e quente (25ºC).

EcoCasa Portuguesa. Portugal a cooperar! Um projecto. Uma Eco Casa. E... todos os portugueses!

Obrigado por nos ajudar a mudar o Mundo!
http://www.facebook.com/ecocasaportuguesa
Portugal Glocal
08.09.2011 - 18:24
EcoCasa Portuguesa. Portugal a cooperar! Um projecto. Uma Eco Casa. E... todos os portugueses!

Obrigado por nos ajudar a mudar o Mundo!
http://pt-br.facebook.com/ecocasaportuguesa
antgouvas
07.09.2011 - 15:56
http://www.facebook.com/umacasaportuguesa
antgouvas
06.09.2011 - 20:22
...quando se faz uma reportagem sobre alguém que se diz pioneiro de algo, convém sempre verificar se já não existe algo feito em Portugal.
Aqui a jornalista Sra. Ana Isabel Pereira encontra o VERDADEIRO projecto nacional da casa 100% nacional:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.172287772813268.33732.172287672813278&type=1

Novamente digo, deverá doravante confirmar as suas "fontes". No mínimo, sugeria uma reportagem a este projecto, este sim, verdadeiramente pioneiro. Cumprimentos...
cbastiao
22.08.2011 - 12:43
"querem construir uma casa amiga do ambiente" ????

As casas tradicionais portuguesas já são amigas do ambiente... não é necessário inventar novamente a roda.

No Alentejo as casas eram feitas de terra e pedra... e não me parece que seriam inimigas do ambiente.

Agora se a filosofia destas espécies de novas ideias é enganar os citadinos e fazer disto um negócio de forma a colmatar algum desemprego... não estou muito contra.


PUB
PUB
Siga-nos
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt