domingo, 20 de Abril de 2014, 7:45
Pesquisa
pesquisar
Emprego Imobiliário Motores
iPad
Gia Coppola: Bem-vinda à família

4 de Julho, 2013por Ricardo Nabais
E se o nosso avô se chamasse Francis Ford e a nossa tia Sofia? Nada de especial. O problema é quando o apelido deles é Coppola. Parece que não, mas o nome rima com cinema, uma arte que chega agora à terceira geração da família, através de Gia, a mais nova do clã.

O enredo tinha tudo para dar um filme: aos meros dois meses de gestação no útero materno, a protagonista perderia o pai, na altura ainda com uns curtos 22 anos de vida; a morte do progenitor deveu-se a um acidente num barco de corridas, pilotado na ocasião por um dos seus grandes amigos, um actor que incarnaria uma das personagens principais de um filme do mais que aclamado Francis Ford Coppola.

O problema é que esta situação aconteceu mesmo. E a protagonista dela carrega esse peso ainda antes de ter nascido, além de outro, o facto de pertencer a um clã que se confunde com a História do cinema norte-americano da segunda metade do século XX.

A pequena, que parece ter tido desde sempre a força suficiente – ou a leveza de espírito – para lidar com toda esta carga histórica, acabou por ser baptizada em honra do pai morto, Gian-Carlo Coppola, o primogénito dos três filhos de Francis Ford. Gian-Carlo deixaria o mundo dos vivos em Maio de 1986 e a menina nasceria no primeiro dia de 1987, herdando para memória futura uma versão feminina do nome do pai, Gian-Carla. Hoje é conhecida apenas como Gia.

Muitos já a reconhecem de produções de moda, embora não seja modelo ou estilista. A família continua como forte referência. Nem o estilo de vestir escapa aos laços desses sentimentos de união, algo que o clã Coppola parece preservar da já distante herança italiana. «Sempre olhei para o estilo da minha tia [Sofia Coppola]. Ela é muito clássica e nunca tenta ir mais além. Não precisa. Levo sempre comigo a mala que ela fez para a Louis Vuitton», confessava Gia à Elle americana.

Longe da barra das saias – ou das calças trendy da tia – Gia lá foi palmilhando os rumos da família e pôs-se atrás das câmaras de cinema. Este ano estreia a sua primeira longa-metragem, Palo Alto, a partir de um livro de contos de James Franco, o actor faz-tudo do momento. Será o próprio um dos protagonistas, além de outro nome sonante, Val Kilmer, e de um punhado de actores que acabam de deixar a adolescência, tema central do filme e do livro de Franco.

Além de um punhado de curtas-metragens e da aparição em filmes de família – era uma das filhas, ainda bebé de colo, do clã Corleone, em O Padrinho: Parte III e a pequena Zoë num dos segmentos de Histórias de Nova Iorque, ambos produções do avô Francis Ford – Gia tem sido mais fotografada com a sua indumentária do que outra coisa. E poucos a têm procurado por motivos cinematográficos: a revista de tendências e moda Harper’s Bazaar dedicou-lhe algumas das suas páginas, mas para dizer que ela estava em Las Vegas a passear estilo.

Ainda assim, lê-se no meio de paragens para fotos que Gia procurava outra coisa na cidade que nunca fecha e que está cercada por casinos e pelo deserto do Nevada. Quando lá iam durante a infância de Gia, o avô aconselhava-a a ir para Vegas quando fosse adulta porque, como a cidade não fecha, não se dá pela passagem do tempo e ninguém se sente pressionado por horários. O realizador costumava deter-se por lá para escrever. «Quando eu era mais nova, o meu avô trouxe-me aqui porque era um excelente lugar para se escrever», recorda-se Gia.

Mas o que é certo para um Coppola pode não o ser para outro. Em tempo de redes sociais e de grande futilidade, a nova realizadora confessou: «Voltei algumas vezes com amigos e tentei escrever, mas não consegui. Fiquei foi com óptimas histórias de pessoas que aqui conheci».

ricardo.nabais@sol.pt

 

Tags: Cinema, Vida



1 Comentário
donnisinnod
05.07.2013 - 10:25
bDEFENDE A TUA PATRIA.
.luta por portugal neste grande jogo online , onde podes ser um grande militar, um politico se secesso, um jornalista influente... AJUDA-NOS NA GUERRA COM ESPANHA....
...
http://bit.ly/11Eyqpf


PUB
PUB
Siga-nos
Siga o SOL no Facebook


© 2007 Sol. Todos os direitos reservados. Mantido por webmaster@sol.pt