Sociedade

Alunos portugueses estão entre os que mais chumbam

Os alunos portugueses estão entre os que mais reprovam. Isto, apesar, de o desempenho ter melhorado em provas internacionais.

Como esta melhoria nos resultados não chega, e a taxa de reprovação continua muito elevada, a OCDE defende que Portugal deve mudar de política no que respeita à área da educação.

De acordo com o relatório “Low-performing Students: Why they Fall Behind and How to Help them Succeed”, os alunos portugueses têm conseguido melhorar na Matemática, Leitura e Ciências, mas ainda existe uma grande percentagem com dificuldades nesta áreas.

Portugal está atualmente em oitavo lugar da lista dos países com mais repetentes. De acordo com o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), cerca de 34% dos alunos que participaram nesta análise já tinham reprovado pelo menos uma vez.

O relatório explica ainda que é importante o país mudar a política de forma a melhorar estes resultados.

Também os dados do Ministério da Educação confirmam esta tendência. Os últimos números disponíveis mostram que um em cada cinco alunos chumba ou desiste de estudar durante o ensino secundário.