António Costa revela documento de trabalho sobre PEC e rejeita ser “anexo secreto”

O primeiro-ministro rejeitou hoje que haja um “documento secreto” sobre o Programa de Estabilidade, em reacção a perguntas dos deputados sobre a machete do i de hoje. No debate parlamentar, António Costa indicou tratar-se de um documento de trabalho com uma descriminação das medidas que  Governo tenciona tomar nos próximos anos, que já foi entregue…

“Não há nenhum quadro secreto, nenhum documento secreto. Há um documento de trabalho que foi enviado à Unidade Técnica de Apoio Orçamental da Assembleia da República, ao Conselho de Finanças Públicas, e também aos serviços da União Europeia, que simplesmente discrimina relativamente a 2017, 2018, 2019 e 2020, o conjunto dos impactos estimados do Programa de Estabilidade. A prova que não é secreto, é que fica aqui à disposição de todos”, afirmou o primeiro-ministro.

António Costa garantiu ainda que este documento não contempla cortes na saúde ou aumentos de impostos, e explicou que a redução da despesa com prestações sociais se deve apenas ao plano nacional de combate à fraude e evasão contributiva.