Passos falou do Dr. Rebelo de Sousa, e Marcelo até lhe dá razão

De Roma, onde está em visita oficial, Marcelo Rebelo de Sousa comentou as palavras de Passos Coelho na entrevista que deu ao SOL.  Marcelo “irradia felicidade”, disse o líder do PSD. Marcelo dá-lhe razão.

“Mal fora que o Presidente irradiasse infelicidade, azedume, má disposição com a vida e com os portugueses. Portanto, que bom isso ser reconhecido, haver um elogio ao Presidente que irradia aquilo que deve irradiar“, responde Marcelo Rebelo de Sousa.

Passos, na entrevista fez outras considerações sobre o PR e até dá explicações sobre a expressão ‘catavento’ que foi usada no penúltimo congresso do PSD para definir, pela negativa, o perfil do candidato presidencial.

“Mantenho exactamente o que disse na altura”, diz Passos Coelho, repetindo o perfil que não queria no congresso de 2014 para um candidato a PR. Mas acrescenta: “Tenho pena que o Dr. Rebelo de Sousa achasse que esta descrição era contra ele, e creio que acabou por perceber isso quando quis ir àquele congresso mostrar ao PSD que tinha não só uma ligação afectiva com o partido, como estava conciliado com os militantes e com a direcção política”.

Passos sublinha que, com ele como líder, o PSD não fez nada para atrapalhar o percurso de Marcelo. “É importante recordar que o PSD não fabricou um candidato presidencial. Face ao número e à qualidade de pessoas na nossa área que podiam candidatar-se a Presidente da República, não faria sentido incentivar algum especialmente”. E vinca ainda:  “Não ofereceu nenhuma dúvida ao PSD o apoio ao Dr. Rebelo de Sousa”.

Questionado sobre o exercício da presidência por Marcelo, o líder do PSD diz que é “muito cedo para fazer” o “ juízo” de Marcelo cavalga a espuma dos dias ou dá opiniões para agradar a todos, outras expressões que remetem para o perfil que Passos tinha feito candidato ideal do PSD a PR.

“Preferia não fazer considerações de estilo”, começa por dizer Passos ao SOL. “Se fala mais vezes ou se fala menos, se gasta mais palavras ou se é mais frugal, se exibe ou controla mais os seus sentimentos”. E logo de seguida o líder social-democrata define Marcelo como um PR que irradia felicidade.

“Quando olho para o actual Presidente vejo alguém que está  bem na sua pele. Que está satisfeito. Que está contente. Que transmite aos outros essa satisfação e essa felicidade. Pode dizer-se mesmo felicidade, porque há uma certa imagem de felicidade que irradia do PR”, remata.

Se Marcelo é a imagem da felicidade, Passos tem sido acusado de ser um líder da oposição ressabiado. Visto a esta luz, as palavras de Marcelo parecem não ser apenas sobre ele próprio. “Mal fora que o Presidente irradiasse infelicidade, azedume, má disposição com a vida e com os portugueses”.

manuel.a.magalhaes@sol.pt