Marcelo: ‘Enquanto cidadão sou contra, mas enquanto Presidente tenho de o respeitar’

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou claro, numa entrevista ao programa “Conversas ao Sul”, na RTP África, que é contra o acordo ortográfico. “Enquanto cidadão sou contra, mas enquanto Presidente tenho de o respeitar”, disse Marcelo, que está a efetuar uma visita a Moçambique.

O debate sobre o acordo ortográfico foi reaberto quando o Presidente da República escreveu um artigo num jornal com a antiga ortografia. Pedro Mexia, assessor cultural do Presidente da República, disse neste fim de semana ao “Expresso” que a Presidência tem recebido diversas mensagens de cidadãos que contestam o acordo e o Presidente “não deixará de sublinhar a utilidade e necessidade de reflexão” no caso de ele não ser adotado por outros países.

O governo não mostra, no entanto, abertura para reabrir o debate. “Cada país tem o seu tempo e a sua política. Esperamos calmamente que esse processo se conclua, julgo que se vai concluir com êxito para todos”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros. Augusto Santos Silva realçou que o acordo ortográfico “é uma convenção internacional adotada pelos países da CPLP” que “já foi ratificada e se encontra em vigor em Portugal e em mais três países”.

Já o Presidente da República admitiu, no domingo, que há países em que existe ainda uma reflexão sobre o acordo e “há que acompanhar essa ponderação, e depois ver se há razão para reponderar em Portugal”.