Cruz desiste. Trump cada vez mais perto da nomeação

Depois da derrota nas primárias do estado do Indiana, Ted Cruz desistiu da corrida à candidatura pelo Partido Republicano às presidenciais de novembro, deixando o seu oponente, Donald Trump, com o caminho (praticamente) livre.

“Demos tudo o que tínhamos para dar, mas os eleitores escolheram um outro caminho”, afirmou Cruz, esta terça-feira, por entre um coro de ‘Não’ dos seus apoiantes, lê-se no New York Times.

No estado do Indiana, o magnata Trump arrecadou 53.3% dos votos, enquanto que Ted Cruz ficou 36.6% e John Kasich com 7.6% – o último ainda se mantém na corrida.

Com estes resultados, torna-se cada vez mais fácil para Trump arrecadar os 1,237 delegados necessários para a sua candidatura. Nesse sentido, o presidente do Comité Nacional Republicano dos Estados Unidos, Reince Priebus, publicou na sua conta do Twitter que o milionário é o “provável indicado” para ser o candidato republicano na disputa à Casa Branca em novembro. “Devemos unir-nos e derrotar Hillary Clinton”, acrescentou.

É que, apesar de não ter ainda delegados suficientes para garantir a nomeação, matematicamente e depois da desistência de Cruz, é impossível que Kasich ultrapasse Trump.   

No caso dos democratas, Bernie Sanders obteve mais votos (52.5%) que Hillary Clinton (47,5%). Ainda assim, a ex-secretária de Estado mantém-se à frente na corrida para a nomeação democrata à Casa Branca, com 1.700 delegados – Sanders soma 1.410.