Bloco vai ficar mais parecido com o PCP

O Bloco de Esquerda vai passar a ter um Secretariado, órgão que partilhará com a Comissão Política a tomada de decisões no partido. Esta co-existência de dois órgãos na gestão política corrente – Comissão Política e Secretariado – é característica do PCP. No PS, também há uma comissão política, mas tem uma função diferente, reunindo com menor regularidade,…

À direita, PSD e CDS, a nomenclatura é diferente. O CDS tem uma Comissão Executiva, o PSD é governado por uma Comissão Permanente.

A proposta de criar um Secretariado está contida no final da moção “Força da Esperança – o Bloco à Conquista da Maioria”, subscrita pelos principais dirigentes do partido, e que une as duas maiores tendências internas. A convenção do BE vai ter lugar no último fim de semana de Junho em Lisboa.

“A Comissão Política (CP) elege um Secretariado, responsável entre reuniões da CP pela condução política e organizativa, e é coordenada pelo/a dirigente que encabeça a lista mais votada à Mesa Nacional”.

Na última convenção, há dois anos, também foi alterada a estrutura diretiva. Foi criada um comissão permanente, um órgão mais restrito do que a Comissão Política. Essa convenção pôs também fim à liderança bicéfala, de João Semedo e Catarina Martins.

manuel.a.magalhaes@sol.pt