Tem um sinal que mudou de cor ou tamanho? Não perca esta oportunidade

Na próxima quarta-feira, 11 de Maio, 44 hospitais abrem as portas à população para assinalar o Dia do Euromelanoma. Tem de fazer marcação

Tem um sinal que mudou de cor ou tamanho ou tem os contornos irregulares? Ou tem simplesmente uma pele clara, muitas sardas e nunca foi observado por um especialista? Na próxima quarta-feira, dia 11 de Maio, 44 instituições de saúde vão fazer rastreios gratuitos do cancro da pele. A iniciativa assinala o Dia do Euromelanoma.

Para aproveitar esta oportunidade tem de fazer marcação prévia.

Nesta página pode encontrar os locais que participam na iniciativa e o respetivo contacto.

As atividades de sensibilização e rastreio do cancro da pele são coordenadas em Portugal pela Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia e da Direção-Geral de Saúde.  

No ano passado participaram nos rastreios 1672 pessoas. Apenas um terço já tinha sido observada por um médico para despistar eventuais lesões. Quatro em cada dez participantes tinham marcas deixadas por queimaduras solares frequentes, chamadas lentigos solares. Foi feito o diagnóstico de nevos atípicos em 333 pessoas – sinais irregulares na cor e bordo e diâmetro maior que cinco milímetros, com maior risco de evoluírem ou estarem associados já a melanoma. Em 61 participantes houve mesmo suspeita clínica de carcinoma.

A APCC salienta que os números mostram a importância de rastreios periódicos e de reforçar os cuidados com sol. A incidência dos vários tipos de cancros da pele tem vindo a aumentar em todo o Mundo. Estima-se que em Portugal, em 2016, serão diagnosticados mais de 12 000 novos casos de cancros da pele e cerca de mil serão novos casos de melanoma, a forma mais agressiva.