Portugal em alerta devido a chuva e vento forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta sexta-feira, todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo durante o fim de semana devido ao mau tempo.

O IPMA alerta para períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoada, e para vento forte, no litoral, com rajadas até 80 km/h e nas terras altas, com rajadas até 100 km/h.

Nos distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Viana do Castelo, Viseu e Porto, o aviso amarelo devido a chuva tem início no sábado às 14h59, e prolonga-se até à meia-noite. Quanto ao vento forte, o alerta começa às 11h59 de dia 7 e estende-se até às 21h.

Já em Beja, o aviso amarelo devido ao vento entra em vigor às 14h59 até às 22h de sábado. A precipitação também não dará tréguas no fim de semana, com o aviso amarelo a começar às 14h49 de sábado e a terminar apenas às 06h00 de domingo.

Os distritos de Bragança e Vila Real serão apenas afetados por chuva ou aguaceiros. Estarão sob aviso amarelo entre as 14h59 à meia-noite de dia 7.

Em Évora, o alerta para a chuva terá início às 14h59 de sábado e prolonga-se até às 06h00 de dia 8, enquanto que o aviso amarelo para o vento começa à mesma hora, mas termina às 22h00 de dia 7.

Faro e Guarda estarão sob aviso amarelo das 11h59 de sábado até às 06h00 de domingo devido a chuva ou aguaceiros, e das 14h59 às 21h00 de dia 7 à conta do vento forte.

No distrito de Leiria, os alertas para precipitação e vento forte entram em vigor às 11h59 e terminam às 21h00 de sábado. O mesmo se aplica para Lisboa, Setúbal e Santarém, à exceção do aviso amarelo para o vento forte, que tem início uma hora mais cedo (às 10h59).

No caso de Portalegre, o aviso amarelo devido à chuva começa às 17h59 de dia 7 e termina às 03h00 de domingo. O alerta para o vento forte será de menor duração, com início às 14h59 e a terminar às 21h00.

Para o fim de semana, o IPMA prevê ainda céu muito nublado, mas que irá diminuir gradualmente de nebulosidade a partir da manhã de domingo. Prepare-se para chuva ou aguaceiros durante todo o dia, mas a partir da tarde poderão ser fortes e acompanhados de trovoada nas regiões Centro e Sul, e na região Norte, em especial no litoral, a partir do meio da tarde.

No início do dia, o vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul, tornando-se a partir da manhã moderado a forte.

A temperatura mínima irá descer ligeiramente no sábado, mas irá subir novamente no domingo.