ONU: Ataque contra campo de refugiados na Síria pode ser ‘crime de guerra’

Stephen O’Brien, chefe para os Assuntos Humanitários da ONU, condenou o ataque aéreo contra um campo de refugiados na Síria que na quinta-feira provocou a morte a pelo menos 28 pessoas.

O'Brien confessou estar horrorizado com o ataque, que aconteceu na cidade de Sarmada,no acampamento Kamouna, e pediu que fosse feita uma investigação independente ao ataque. "Se esse ataque obsceno se confirmar como uma agressão intencional a instalações civis, poderá ser considerado um crime de guerra", disse, acrescentando que a União Europeia considerou os ataques "inaceitáveis".

Até ao momento não se tem certeza de quem foi a responsabilidade do ataque. A agência de notícias "Shahba Press" – que apoia os grupos rebeldes – garante que foram os aviões do regime de Bashar Al-Assad os responsáveis. 

Deste ataque resultaram ainda 50 feridos. Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, muitos deles encontram-se em estado grave, pelo que o número de mortos pode aumentar. 

A zona onde ocorreu o ataque não fica muito longe de Alepo, cidade onde há dois dias foi determinado um cessar-fogo mediado pela Rússia e Estados Unidos. 

Os ataques nessa cidade onde também está a Frente Al-Nusra continuam. Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, os confrontos entre as forças do regime e membros desse grupo terrorista, afiliado da Al-Qaeda, causaram mais de 70 mortos.