Espanha: Referendo interno da Esquerda Unida aprova aliança com Podemos

Um referendo interno da Esquerda Unida (EU) aprovou ontem, com 84,5% dos votos, uma aliança com o Podemos para a repetição das eleições legislativas, agendada para 26 de junho.

O resultado da votação do pacto firmado pelo candidato da EU Alberto Gárzon com o líder do Podemos, Pablo Iglesias, gerou críticas internas, pois além de o acordo não estar concluído, apenas 28% de simpatizantes e militantes da EU participaram na votação. “Acompanhados sim, mas só com um pacto claro”, defendeu o líder da EU em Zamora, Francisco Guarido, para quem na atual situação o partido está “melhor sozinho”.

“Nunca descartamos nenhuma consulta de nenhuma natureza”, respondeu Gárzon em jeito de antecipação, pois fê-lo na véspera da votação. Com a vitória expressiva alcançada, a direção do partido dava ontem sinais de não estar disposta a repetir a votação. Mas a oposição interna – liderada pela eurodeputada Paloma López – garante que apresentará proposta para nova consulta no Conselho Político agendado para sábado.