Proteção Civil emite alerta devido ao mau tempo

A chuva e o vento forte que se farão sentir este fim de semana por todo o país poderão provocar inundações em meios urbanos historicamente mais vulneráveis.

O alerta foi feito, esta sexta-feira, pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), adianta a Lusa.

Recorde-se que o IPMA colocou todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo, devido a chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e vento forte, entre o início da tarde de sábado e a madrugada de domingo.

A Proteção Civil refere que a chuva pode acumular mais de 40 milímetros (mm) em seis horas e cerca de 50 mm em 12 horas, em particular nas regiões do centro e litoral norte e sul. Alerta ainda para a agitação marítima e para a possibilidade de fenómenos extremos devido ao vento forte, em especial no litoral e nas regiões do interior centro e sul.

Tendo em conta o mau tempo, o ANPC chama a atenção para o piso escorregadio e possibilidade de formação de lençóis de água nas estradas e recomenda uma condução defensiva.

Uma vez que existe a possibilidade de inundações nos meios urbanos, a Proteção Civil pede à população para adotar medidas preventivas.

Com o vento forte, há a possibilidade de queda de ramos de árvores, por isso aconselha-se as pessoas a ter atenção se estiverem em zonas arborizadas. É também importante garantir que estruturas que possam estar soltas ou mal fixas se mantêm estáveis com o vento que se fará sentir.

A ANPC aconselha ainda a ter especial atenção se circular junto à orla costeira e a evitar as atividades marítimas.