Com mayor muçulmano, Londres salva honra trabalhista

A queda do Partido Trabalhista Escocês para terceiro classificado no parlamento local, onde reinou praticamente sem oposição até à ascensão dos nacionalistas do SNP, foi compensada pela vitória de Sadiq Khan na autarquia de Londres, onde se tornará o primeiro muçulmano a dirigir os destinos de uma grande capital europeia.

Com mayor muçulmano, Londres salva honra trabalhista

Numa jornada eleitoral marcada pela perda de maioria dos nacionalistas escoceses em Edimburgo, os trabalhistas viram agravada a sua situação na região ao serem ultrapassados pelos conservadores do primeiro-ministro David Cameron, agora a segunda maior força política na Escócia. Depois de já ter sido derrotado no referendo à independência, em 2015, o SNP de Nicola Sturgeon foi surpreendido pela perda de seis deputados em relação a 2011, embora continue à frente dos destinos do Governo.

O líder trabalhista acabou a noite a dizer que o partido «se aguentou e conseguiu ganhar algumas autarquias», apesar do desastre escocês. Mas foi Londres – que se despediu da estrela conservadora Boris Johnson ao fim de oito anos – que o levou à euforia, até pela campanha negativa em que os rivais chegaram a ligar Khan ao extremismo islâmico: «Revoltaram tanta gente com o que disseram de Sadiq que as pessoas saíram de casa para votar em nós», disse o veterano líder da oposição britânica.