69 vezes Cannes. E muitos momentos inesquecíveis

Um resumo dos melhores momentos de Cannes, no dia em que arranca mais uma edição.

Pelos melhores e pelos piores motivos. Em 69 edições de história, Cannes, que regressa esta quarta-feira com “Café Society”, o novo filme de Woody Allen, a fazer as honras da festa, já teve a sua dose de momentos controversos. Não podia ser de outra maneira. Das piadas de mau gosto de Lars von Trier ao ano em que Hitler em que Hitler se meteu mesmo na festa – sem esquecer, coisa seria indesculpável, um momento Brigitte Bardot.

O escândalo de “Irréversible”

Tópico que dispensa grandes explicações exceto para quem nunca viu o filme de Gaspar Noé com Vincent Cassel e Monica Belluci, coisa que de qualquer modo será indesculpável. Falamos da cena de violação que se tornaria uma das mais famosas da história do cinema, que não só fez com que 250 pessoas deixassem a sala na estreia, em 2002, como levou algumas a desmaiar mesmo. Entre eles não estava seguramente o irmão de Vincent Cassel, que interrompeu a projeção com gritos e ameaças dirigidas a Noé.

O problema de Lars von Trier

Em 2011, o realizador dinamarquês deu que falar depois de declarações polémicas (ficará para sempre a dúvida se se tratava de uma piada) sobre Hitler na conferência de imprensa de “Melancolia”, filme que o levava a Cannes nesse ano. “Eu compreendo Hitler”, afirmou. “Ele fez algumas coisas erradas, absolutamente, mas consigo imaginá-lo sentado no seu bunker no fim… e simpatizo com ele, sim, um pouco.”

E o ano em que Hitler esteve literalmente metido ao barulho

Foi em 1939 que Hitler cancelou o festival, que se realizava em setembro e coincidiu com a invasão da Polónia pelas forças alemãs, que deu início à II Guerra Mundial. Apenas um filme foi exibido nessa edição: “O Corcunda de Notre Dame”, de William Dieterle.

O momento topless de Simone Silva

Foi na edição seguinte àquela em que Brigitte Bardot se apresentou com um biquíni que ficou para a História. A atriz Simone Silva decidiu ir um pouco mais longe e, numa sessão fotográfica na Ilha de Santa Margarida em que alguém lhe gritou que tirasse a parte de cima, ela não teve meias medidas e tirou mesmo. Ups – para dois dos fotógrafos, que no meio do entusiasmo partiram um uma perna e outro um braço.

O biquíni de Brigitte Bardot…

Já que falámos nele. Em 1953 a estrela francesa apareceu na praia com um biquíni que deixava, comentou-se na época, demasiada pele à mostra. Coisa que até Kirk Douglas, que a acompanhava, comentou: “Nunca tinha visto um assim.”

…e o mankini de Sacha Baron Cohen

Este um bocadinho desnecessário já. Para promover o seu filme “Borat”, em 2006, Baron Cohen decidiu aparecer com o seu “mankini” verde fluorecente – ou o que quiserem chamar àquela tanga com alças.

Van Damme vs Lundgren

Porque nem todos os duelos são ao nível da indumentária. Em 1992, ano de estreia de “Soldado Universal”, Van Damme e Lundgren pegaram-se em frente às câmaras.

Uma vida muito pouco doce para o Vaticano

O filme de Fellini vencedor da Palma de Ouro em 1960 não foi tão bem recebido pela Igreja Católica quanto foi pela crítica. Nada mesmo aliás. Tanto que "La Dolce Vita" nunca pôde ser visto em Espanha, por exemplo, até à morte de Franco, em 1975.

O jornalista que se enfiou no vestido de America Ferrera

Pois. Depois de ter andado a incomodar Will Smith e Bradley Copper, o jornalista ucraniano Vitalii Sediuk achou por bem invadir a passadeira vermelha para se enfiar no vestido de America Ferrera.

E o “Heelgate”

Foi em 2015 que um grupo de mulheres resolveu aparecer na projeção de “Carol” sem saltos altos. Uma violação do dress code que as impediu de terem assistido ao filme de Todd Haynes, ainda que sofressem de problemas de saúde com os quais é desaconselhado o uso de saltos.