Um quarto dos portugueses sente necessidade de formação financeira

Nomeadamente nas questões mais relaciondas com a gestão orçamental.

Um em cada quatro consumidores sente necessidade de formação na área financeira, especialmente ao nível da gestão orçamental (16%) e dos produtos financeiros (15%). Estas são as principais conclusões do estudo do Cetelem, que revela ainda que os portugueses consideram que as instituições financeiras deveriam ter um papel mais ativo na formação financeira da população.

«Os conhecimentos na área financeira são fundamentais para a tomada de várias decisões no dia-a-dia. Por esse motivo, e tendo em conta os baixos níveis de literacia financeira em Portugal, preocupa-nos constatar que face ao ano passado há menos consumidores a considerar a formação importante. As várias entidades têm aqui um importante papel: o de consciencializar e educar os consumidores em matéria financeira», declara Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

O estudo Cetelem sobre a Literacia Financeira foi realizado entre os dias 16 e 19 de fevereiro, através de 500 entrevistas telefónicas a portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal.