Banco de Portugal alerta para os riscos do crédito mal parado

O Banco de Portugal alertou esta quarta-feira para o crédito malparado acumulado nos balanços dos bancos, reforçando assim os argumentos do governo para que seja criado um novo veículo financeiro para limpar os créditos em incumprimento.

 Segundo o relatório de estabilidade financeira do banco central, os bancos devem ser estimulados a reduzir o nível de crédito malparado e outros ativos não rentáveis que têm em carteira, na medida em que o seu impacto na rentabilidade dos bancos e, consequentemente nos seus níveis de capital, pode pôr em causa a estabilidade financeira.

 "É crucial que sejam reforçados os incentivos para a redução do stock de crédito em risco e de outros ativos não geradores de rendimento no balanço dos bancos", refere o documento, 

O Banco de Portugal defende ainda a necessidade de ir além das medidas prudenciais que têm sido adotadas, eliminando restrições legais e fiscais que existem e limitam a capacidade de os bancos se desfazerem destes ativos.

 Segundo o relatório, a manutenção destes ativos nos balanços dos bancos condiciona a capacidade de conceder crédito à economia e de recuperação sustentada da rentabilidade.