Marcelo vai ser de cera

Cristiano Ronaldo, Vasco da Gama e Luís de Camões estão todos no Museu de Cera de Madrid. E vão ter mais uma figura portuguesa a fazer-lhes companhia: Marcelo Rebelo de Sousa.

A notícia é avançada pela Efe que adianta que elementos do museu madrileno estiveram já em Lisboa a fotografar o Presidente da República para recolher as imagens necessárias para conseguir a reprodução mais fiel possível de Marcelo.

A escultura deve estar pronta em setembro para poder ser exibida na capital espanhola e, segundo a agência de notícias espanhola, Rebelo de Sousa será representado de pé e a gesticular.

O repórter espanhol que acompanhou o momento em que Marcelo foi fotografado em Lisboa diz que o Presidente gracejou sobre a posição em que será representado, descrevendo-a como uma pose “quase de Papa” por ter as mãos ao alto.

Para que o boneco de cera seja o mais real possível, Marcelo Rebelo de Sousa teve de dar dados como a sua altura e a cor dos olhos e até aí terá brincado enquanto era fotografado nos jardins do Palácio de Belém.

"Agora é 1 metro e 78 centímetros, mas já está a baixar", gracejou sobre a sua altura, descrevendo os seus olhos de um azul esverdeado como "uma espécie de coral".

De fato escuro e camisa branca, o boneco de cera aparecerá no Museu com a gravata azul que Marcelo tem usado repetidamente desde que foi eleito Presidente.

Cavaco Silva, Jorge Sampaio e Mário Soares estão também já representados no Museu de Cera de Madrid onde 25% dos visitantes são turistas portugueses.