NBA: Warriors vencem Thunder e voltam a fazer história

Os Golden State Warriors voltaram a fazer história depois de vencerem (96-88) esta madrugada os Oklahoma City Thunder (OKC) no jogo 7 da final da Conferência Oeste, que se realizou esta madrugada em Oakland. 

Além de carimbarem o acesso à final da NBA, onde vão defrontar novamente os Cleveland Cavaliers, os campeões em título tornaram-se a décima equipa da história da competição a ganhar um jogo dos play-off depois de estarem a perder por 1-3 a quarta a vencer o sétimo jogo de uma final de conferência, depois dos Boston  Celtics (1968 e 1981) e os Washington Bullets (1979).

Este foi a nona vez que a final da conferência Oeste se decidiu no sétimo jogo. A última vez que isso aconteceu remonta já a 2002, ano em que se defrontaram os LA Lakers, de Kobe Bryant e Shaq O'Neal, e os Sacramento Kings de Chris Webber.

Na decisiva partida que se realizou na Califórnia, Steph Curry fez jus ao seu estatuto de jogador mais valioso (MVP, na sigla em ing|ês) da época regular ao terminar com 36 pontos (sete triplos em 12 tentativas), oito assistências e cinco ressaltos.

Os 16 lançamentos de três pontos convertidos pelos Warriors foram, aliás, decisivos nesta vitória. Os Thunder até lideraram (e controlaram) o jogo na primeira parte, mas na segunda tudo mudou. Steph Curry e Klay Thomson começaram a fazer a diferença no terceiro período e a cerca de seis minutos do fim já tinham dado à volta ao jogo.

Thomson, com 21 pontos e seis triplos em 11 tentativas, também foi decisivo para fecharem o período com um score de 29-12. 

No quarto e último período, os Thunder voltaram a equilibrar o jogo (28-25) mas não foram capazes de contrariar a dinâmica da equipa dos Warriors, com Curry a converter o lançamento triplo que decidiu a partida.

Russel Westbrook e Kevin Durant voltaram a ser os melhores de OKC, ainda que tenham falhado em momentos decisivos na segunda parte da partida, tal como tinha acontecido no jogo 6 em casa. Westbrook acabou o jogo, ainda assim com 19 pontos, 13 assistências, sete ressaltos e dois roubos de bola; e Durant com 27 pontos e sete ressaltos.

O primeiro jogo da final da NBA realiz-se esta quinta-feira em Oakland.