Socialistas lançam manifesto com críticas a Costa

Um grupo de socialistas vai lançar hoje à noite, em Lisboa, o manifesto “Mais Democracia”. A iniciativa é da Corrente de Opinião Esquerda Socialista e é apresentada como uma reunião que “congregará dezenas de militantes socialistas descontentes com o rumo que António Costa está a imprimir ao país e ao partido”

O manifesto alerta que “os indicadores da evolução económica e do emprego são muito preocupantes”. E questiona: “O que vai acontecer quando o estado de ilusão, de torpor e de campanha eleitoral em que vivemos esbarrar nas suas insanáveis contradições: a economia e a Europa?”.

O documento considera ainda que “à semelhança dos seus congéneres europeus, o Partido Socialista vem dando manifestos sinais de declínio como bem ilustram os resultados das últimas eleições europeias e a derrota nas recentes legislativas”.

Fonseca Ferreira, líder da Corrente de Opinião Esquerda Socialista, explica que este manifesto surge porque só os candidatos a secretário-geral podem apresentar moções de estratégia global nos congressos. “Tentamos alterar esta restrição, mas esta regra manteve-se e decidimos apresentar este manifesto. Convidamos outras pessoas, para além da corrente de opinião, para discutir a situação em que está o país e o PS. É evidente que há alguma preocupação com a situação”, diz Fonseca Ferreira.

Álvaro Beleza, Manuel dos Santos e João Proença deverão marcar presença nesta iniciativa.