Obras no largo do Cardal em Pombal revelam 13 esqueletos

As obras de modernização e requalificação do largo do Cardal, no centro histórico de Pombal, revelaram 13 esqueletos, bem como outro património arqueológico, foi hoje anunciado.

os trabalhos de acompanhamento arqueológico permitiram identificar oito esqueletos adultos: três são mulheres e dois homens.

em comunicado, a câmara de pombal informou que “por se encontrarem muito incompletos” não foi possível identificar o género das restantes ossadas.

nos cinco esqueletos não adultos, “a idade à morte estimada situa-se entre recém-nascido e jovem/adolescente (18 anos)”.

os esqueletos não revelaram “lesões ósseas evidentes”. a nível oral, um “indivíduo adulto apresenta cáries severas”, referiu ainda a autarquia.

esta descoberta revelou indícios da “presença de uma necrópole parcialmente preservada”, que já havia sido referenciada em 1993, “apesar das evidências de perturbações causadas por factores antrópicos (remeximentos pós-deposicionais por acção humana)”.

além disso, encontrou-se sepulturas individualizadas e colectivas, com indícios de “reutilização da mesma sepultura num período cronológico aparentemente prolongado”.

“as inumações foram realizadas directamente no solo e outras em caixão de madeira. algum do espólio funerário associado aos enterramentos inclui medalhas, moedas e contas de rosário, a maioria bem preservado”, acrescentou ainda o município de pombal.

de um modo geral, “os ossos encontram-se em mau estado de conservação”, devido à “acção das inúmeras raízes de plantas e árvores que os perfuraram e danificaram”.

segundo informações do arqueólogo rudolfo manaia e da antropóloga cláudia santos, “das diferentes ocorrências patrimoniais que foram alvo de sondagens arqueológicas de diagnóstico, destacam-se a identificação de um caneiro composto por elementos pétreos, a presença de talhas cerâmicas embutidas no subsolo” e “alguns troços de calçada composta por seixo rolado em diferentes áreas”, que pertencerão ao “período moderno”.

refira-se ainda que “registou-se a presença de uma estrutura em alvenaria cuja funcionalidade não foi possível ainda determinar”.

os resultados ainda se revestem de um carácter “muito preliminar”, dado que os “trabalhos arqueológicos ainda se encontram em curso em diferentes áreas” e a sua “caracterização e estudo em progresso”.

lusa/sol