francisco assis falava no final da reunião do secretariado nacional do ps, depois de ter feito duras críticas ao projecto de revisão constitucional do psd.
interrogado sobre a posição manifestada por cavaco silva em relação ao processo de revisão constitucional, o presidente do grupo parlamentar do ps afirmou que o chefe de estado assumiu uma posição «sensata».
«em primeiro lugar, foi uma declaração sensata e foi uma declaração que apelou para um princípio de estabilidade constitucional. o ps também entende dessa forma, porque não há hoje nenhuma razão paras criar um ambiente de querela constitucional em portugal», declarou o presidente da bancada socialista.
segundo francisco assis, a prioridade em termos de acção política «é o combate à crise económica e financeira, que tem uma proveniência internacional».
«temos de nos concentrar no esforço de modernização nas mais diversas áreas. o actual texto constitucional não é entrave a qualquer reforma ou a qualquer alteração que possa ser levada a cabo para a modernização do país – e o professor cavaco silva sabe isso bem, porque foi primeiro-ministro», disse.
para o líder da bancada socialista, as palavras do presidente da república «foram um apelo à sensatez, em respeito pela estabilidade constitucional, que não pode agora ser irresponsavelmente posta em causa».
lusa / sol