Fome custa aos países pobres 450 mil milhões de dólares

Um novo relatório da ActionAid revela que a fome pode estar a custar às nações pobres 450 mil milhões de dólares por ano –  dez vezes mais o necessário para reduzir a fome pela metade até 2015

em reacção ao relatório das nações unidas, que conclui que o número de pessoas com fome no mundo caiu, a actionaid, organização líder na luta contra a fome, considera que este momento não é de celebração e que os números não estão melhores.

«este não é momento de celebração. os números da fome ainda não melhoraram em relação ao que eram antes da crise mundial de alimentos e o objetivo de reduzir a fome à metade está com décadas de atraso», afirmou a coordenadora de política da actionaid, meredith alexander. «a fome ainda está a custar aos países pobres 450 mil milhões de dólares por ano».

o relatório da actionaid quem realmente está a combater a fome? foi tornado público numa altura em que os líderes mundiais se preparam para discutir os avanços nos objetivos de desenvolvimento do milénio em reunião na onu, em nova iorque, na próxima semana.

«como o espectro da crise económica global continua a atormentar, os governos devem lembrar que é dez vezes mais barato reduzir a fome pela metade do que ignorá-la», considera meredith.

andreia.coelho@sol.pt