segundo o diário espanhol el país, a droga foi interceptada pela brigada de estupefacientes da polícia espanhola na localidade de durango, província de biscaia, que se localiza perto da fronteira com frança.
o ‘speed’ é uma droga sintética, um estimulante físico e psicológico que anula o cansaço, o sono e a fome, sendo consumida em festas e discotecas.
a quantidade de droga apreendida teria servido para fabricar 400 mil doses.
a empresa dona do camião pertence a um cidadão holandês de 55 anos, adriano vanduren, residente em espanha há 10 anos.
a frota de camiões realizava, devido à sua suposta actividade de transporte de flores, uma rota que vinha desde amesterdão até vários pontos em espanha.
a polícia espanhola, que já andava a investigar este indivíduo e a sua empresa, soube que ele iria viajar para espanha num dos camiões.
foi então instalado um serviço de vigilância no entreposto espanhol de irún, onde as autoridades se certificaram de quem eram os ocupantes do veículo.
seguiram o camião até durango, interceptaram-no e revistaram-no.
no interior, repleto de flores, estavam acondicionados 102 quilos de ‘speed’ num compartimento especial.
proprietário da empresa e condutor foram detidos no local e posteriormente, em buscas ao domicílio de adriano vanduren, a sua esposa e outro camionista foram presos.
«há muito que investigávamos este indivíduo. trazíamo-lo sob vigilância, mas ainda não tínhamos conseguido apanhá-lo com a mão na massa», declarou um dos responsáveis pela investigação.
vanduren vivia na província espanhola de burgos era casado com uma cidadã brasileira.
embora não tivesse antecedentes criminais em espanha, já tinha sido preso em marrocos.
sol