Restaurantes de fusão e gourmet em novo guia

Dez estabelecimentos da Grande Lisboa e onze chefs promovem um «encontro de culturas» gastronómicas no primeiro Rotas de Fusão – Guia de restaurantes de fusão e gourmet, que será distribuído de forma gratuita por toda a capital

a publicação inclui novos pratos, salgados e doces, da autoria de nuno maia, chef coordenador do projecto, e de dez outros especialistas da cozinha, que representam um restaurante – nuno rebelo, marco paiva, pedro sommer, antónio bóia, renata rubik, luís baena, bruno e silva, leonardo guzman, ana ferreira e andré magalhães.

a iniciativa foi lançada pela marca philadelphia, que desafiou os cozinheiros a descobrir diferentes sobreposições de texturas, cores e sabores utilizando o seu queijo.

gelado de morango nitrogenado, canja e gunka de bacalhau, cheesecake de amendoins, wrap de rosbife ou risotto de enchidos portugueses são algumas das receitas do guia, destinado sobretudo ao «canal oficial da restauração», mas que chegará também ao público.

«queremos promover a criatividade e fusão de diferentes cozinhas do mundo. já tivemos luz verde para avançar com uma nova edição, mas ainda estamos estudando um eventual alargamento – poderá ser só sobre sushi, por exemplo, ou só sobre sobremesas», disse à lusa matteo bergamo, responsável pela marca em portugal.

para os promotores, o livro, do qual serão distribuídas 2 000 cópias, é um primeiro passo para reunir todos os restaurantes que se revêem no conceito de fusão de tendências e aventuras gastronómicas.

lusa/sol