CDS-PP à espera de Cavaco

O porta-voz do CDS-PP, Nuno Magalhães, afirmou hoje que a estratégia do partido face às presidenciais «não sofre alterações» e que espera como «provável e natural» uma recandidatura do actual Presidente, Cavaco Silva

«o cds tem uma estratégia em relação as eleições presidenciais que não sofre alterações. em 2006, o partido apoiou a candidatura do professor cavaco silva. quanto à eleição de 2011, aguardamos que o actual presidente da república tome a decisão de recandidatura e a comunique, facto que vemos como provável e natural», afirmou nuno magalhães.

numa declaração à agência lusa, o porta-voz dos democratas cristãos acrescentou que só após a decisão de recandidatura de cavaco silva é que «os órgãos do cds falarão».

em março passado, o líder do cds-pp, paulo portas, disse que apoiará o actual presidente da república caso cavaco silva decida recandidatar-se.

«se o presidente da república [cavaco silva] se candidatar a um segundo mandato, eu proporei ao cds que o apoie com empenhamento logo à primeira volta», afirmou paulo portas, no programa grande entrevista, na rtp1.

o deputado e ex-líder do cds-pp josé ribeiro e castro assumiu hoje que existe a «aspiração e a necessidade» de uma candidatura presidencial de direita alternativa à de cavaco silva, num jantar em que foi desafiado a protagonizá-la.

afirmando que tem que ser «realista» e que «talvez não existam» condições políticas para a existência dessa candidatura, ribeiro e castro defendeu, no entanto, que as próximas presidenciais devem marcar «o momento da mudança» para uma clarificação política, e que «já devia ter havido eleições» legislativas.

o jantar foi promovido por elementos da tendência democrata cristã ‘a direita do futuro’, com cerca de 60 pessoas, entre as quais pedro melo, que integrou a direcção de ribeiro e castro, e ismael pimentel – ambos defendendo que o ex-líder reúne as características necessárias para protagonizar uma candidatura.

lusa /sol