o caso começa em fevereiro de 2009 quando a autora do blogue jonasnuts, maria joão nogueira, publicou diversos posts sobre uma querela que teve com a ensitel, devido a problemas num telemóvel que pretendia trocar.
nos textos de maria joão nogueira a blogger conta o episódio com detalhes sobre o que se passou, que acabou num centro de arbitragem passados alguns meses, com o juiz a dar razão à ensitel.
o assunto voltou esta semana ao blogue, quando maria joão nogueira publicou um novo texto onde revela que a empresa, através dos seus advogados, lhe enviou uma citação pessoal onde pede para que os posts em causa sejam apagados do site, o que a blogger recusa fazer.
entretanto o caso ultrapassou as fronteiras do blogue e ontem as redes sociais, nomeadamente o twitter e o facebook, foram invadidas por utilizadores que criticaram a ensitel.
só no facebook há um grupo chamado «nunca mais compro nada na ensitel», que conta já com mais de quatro mil de membros da rede social.
já no twitter, o nome da empresa era o tópico mais falado do dia.
o perfil da empresa no facebook, onde foi publicado um comunicado de resposta por parte da ensitel, também foi inundado por inúmeras mensagens de utilizadores que criticam a atitude da companhia.
nesse comunicado a administração da ensitel afirma que «não põe minimamente em causa qualquer tipo ou forma de liberdade de expressão, mas repudia, rejeita e não aceita ser alvo de uma autêntica campanha difamatória, assente em factos absolutamente falsos que têm como único intuito denegrir a imagem e boa reputação que a ensitel construiu ao longo de 21 anos, apenas porque o cliente não se conformou com uma decisão judicial que lhe foi desfavorável».
o caso está já a ser considerado uma das piores campanhas negativas contra a imagem de uma empresa em portugal.