são duas fêmeas e um macho que, como se crê que aconteça com todos os da sua espécie, ficarão à guarda humana. no ano passado nasceram em sete rios 113 animais de 47 espécies diferentes.
muitos pensam, erradamente, que são albinos, mas «os tigres-brancos não são albinos, nem uma subespécie de tigres, mas sim o resultado da expressão de um gene recessivo, quando ambos os progenitores são portadores do gene responsável pela cor clara da pelagem», explica o jardim zoológico.
foi esta coloração que os fez sobressair no mundo selvagem, onde foram alvos fáceis da caça furtiva.
«a sua coloração é mais intensa no inverno, como uma adaptação ao frio, fazendo sobressair os olhos azuis, o nariz rosado e o fundo branco cremoso com listas castanhas», descreve a instituição, que convida quem queira aproveitar esta «altura ideal» para conhecer aqueles animais.
para celebrar o nascimento das três crias, o zoo está a promover o passatempo infantil ‘um tigre, dois tigres, três tigres. diz lá outra vez e começa a história por ‘era uma vez…’.
para participar, as crianças terão de escrever uma história original e criativa sobre os três pequenos tigres-brancos e enviar o texto para o email promocao@zoolisboa.pt até 27 de março, com a indicação do nome completo.
sol