Ajuda a Portugal acaba com coligação na Finlândia

O partido nacionalista e eurocéptico Verdadeiros Finlandeses anunciou hoje que recusou entrar no novo governo de coligação, um dia depois da Finlândia ter divulgado que o país irá apoiar o programa de ajuda a Portugal.

«é lamentável que o único vencedor das eleições [legislativas de 17 de abril] não entre no governo», declarou o líder da força política de extrema-direita, timo soini, em declarações ao canal mtv3, citado pela agência noticiosa finlandesa stt.

«vamos ser um partido de oposição duro e rigoroso», garantiu.

os verdadeiros finlandeses são actualmente a terceira força política do país, com 39 dos 200 assentos parlamentares, atrás dos conservadores da coligação nacional (44 assentos), cujo líder jyrki katainen foi designado para formar governo, e do partido social-democrata (42 assentos).

o partido de extrema-direita sempre afirmou durante a campanha eleitoral que iria recusar participar numa coligação governamental que aceitasse apoiar os planos europeus de ajuda financeira, nomeadamente a portugal.

o ainda ministro das finanças da finlândia, e futuro primeiro-ministro após a vitória nas últimas eleições, anunciou na quarta-feira que o país irá apoiar o programa de ajuda a portugal.

jyrki katainen explicou em conferência de imprensa, citado pela agência bloomberg, que foi conseguido um acordo que lhe dá uma maioria significativa para apoiar em bruxelas um acordo de curto prazo a portugal.

o futuro primeiro-ministro disse ainda que a finlândia quer que portugal venda ativos estatais como uma pré-condição para receber apoio financeiro.

lusa/sol