Rei das bolas de Berlim faz sucesso em Manta Rota

Sozinho vende mais bolas de Berlim do que uma equipa de quatro de outra pastelaria. Na praia, as pessoas fazem fila para serem atendidas por ele e, muitas vezes, nem precisa sair do lugar para esvaziar os cestos que leva na mão, um de cada lado. Diz que é o ‘rei da Manta Rota’, mas…

nas várias praias algarvias é moda a venda destes bolos, seja com creme de ovo, com chocolate ou simples, mas antónio soares tornou-se famoso por confeccionar e vender bolas de berlim tamanho xl.

são dez da manhã quando chega à praia da manta rota. é lá que vende todos os dias. quando pisa a areia, grita apenas uma vez: «olha a bolinha xl, tanto vende ao quim como ao manel» anda mais vinte metros. a multidão impede-o de continuar. as pessoas começam a chegar e a fazer fila. uma a uma, com notas e moedas na mão, espreitam para dentro do cesto. vê-se uma criança a acenar ao longe. antónio soares conhece quase todos e trata alguns pelo nome próprio. «alguns clientes já foram a minha casa jantar, outros dão-me montes de presentes», atira, desvendando: «tenho até clientes que desabafam comigo». este vendedor tem sucesso porque gosta do que faz. «gosto não, adoro», corrige. «é por isso que eu tenho mais sucesso. as minhas bolas são as melhores e as maiores, são xl».

além disso, aprecia andar na praia. «faço exercício e falo com muita gente». às vezes encontra alguns conterrâneos: nasceu em marco de canaveses, há 40 anos. «conhecem-me pelo sotaque e é uma festa».

o tempo passa a correr. antónio já vendeu tudo o que tinha. não sabe bem quantas bolas (a um euro cada uma) vende por dia mas diz que «são umas centenas». está na hora de regressar casa. «por hoje, já está», diz. é assim desde junho a meio de setembro. as tardes são passadas com os amigos a beber ‘minis’ no café. mas as manhãs são dedicadas às bolas de berlim.

online@sol.pt