o castigo é uma forma de disciplina de eficácia reduzida. isto porque na maioria dos casos os castigos são aplicados sem que as crianças percebam o que fizeram de errado e que tipo de conduta é esperado delas. na maior parte dos casos, a melhor forma de terminar com um comportamento desajustado é não prestar atenção ao mesmo. numa fase inicial, os seus filhos poderão comportar-se da mesma forma apenas para captar a sua atenção, mas gradualmente os comportamentos cessarão.
não deverá utilizar os castigos como regra. estes devem ser pontuais, pois apenas são eficazes para erradicar um comportamento desajustado no imediato, mas não apresentam resultados a longo prazo.
a aplicação do castigo deve também ocorrer imediatamente após o comportamento inadequado. e deve ser proporcional ao que a criança fez e ajustado à sua idade. o castigo não deve servir para humilhar a criança ou para os pais descarregarem o stresse do seu dia-a-dia. deve ser portador de uma aprendizagem. a criança deve perceber qual foi o comportamento que motivou o castigo, porque é que os pais discordam da sua conduta e devem abrir caminhos para que esse comportamento não se repita.
a forma mais eficaz de educar as crianças é através de uma disciplina positiva, que incite comportamentos adequados e que fortaleça a auto-estima das crianças.
envie as suas dúvidas para: cfigueiredo@puzzleducacional.com