o lançamento da nova colecção está previsto para 2012, depois do casamento da filha de amancio ortega, fundador do grupo, marta ortega. a ideia é apresentar o primeiro vestido da marca no dia 18 de fevereiro do próximo ano – data do casamento de marta ortega com o conhecido cavaleiro espanhol sergio álvarez – e, a partir daí, começar a comercializar a nova linha de vestidos de noiva a preço reduzido.
segundo notícias da imprensa espanhola, a cadeia de roupa tem como objectivo abrir lojas especializadas para este segmento logo a seguir ao casamento da herdeira da fortuna da inditex. tal como aconteceu há três anos, quando o grupo lançou a uterque, cadeia de lojas direccionada para calçado e acessórios.
a inditex continua assim o seu plano de expansão, depois de ter registado uma forte subida nos resultados. o grupo da galiza atingiu 717 milhões de euros de lucro de fevereiro a julho deste ano, mais 14% face ao período homólogo. o ebitda – lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações – alcançou 1.261 milhões de euros, mais 9%, tendo o ebit (lucro liquido de exploração) crescido também 10%, para 914 milhões de euros.
por marcas, a zara facturou quatro mil milhões e a massimo dutti 456 milhões – aumentos de 13% e 19%, respectivamente.
a bershka registou um volume de negócios de 598 milhões de euros (mais 6%), a stradivarius teve um crescimento de 13%, para 395 milhões, a zara home cresceu 4% para 134 milhões e a uterque 23%. só nos primeiros seis meses do ano o grupo abriu 177 lojas em 35 países, para um total de 5.221 espaços comerciais em 78 mercados. áfrica do sul, tai_wan, geórgia, azerbaijão e peru são as novas geografias do mapa da gigante de roupa.