a apresentação do novo smartphone da nokia a chegar ao mercado português, um dos primeiros resultados da parceria estabelecida entre a fabricante e a microsoft centrada no sistema operativo windows phone 7.5 (mango), teve lugar hoje de manhã em lisboa.
segundo explicou thierry amarger, o novo diretor geral ibérico da nokia, este lançamento faz parte da estratégia da empresa, baseada em três frentes: «reconquistar o mercado dos smartphones com a ajuda da microsoft, ligar o próximo bilião de pessoas à internet e inovar e investir em tecnologias disruptivas».
o primeiro resultado da parceria com a microsoft a chegar ao mercado português é o lumia 800, que vai começar a ser comercializado a partir da próxima quinta-feira.
na semana seguinte chegará às lojas um outro dispositivo, o lumia 710, um smartphone com características inferiores.
ambos os dispositivos contam com um ecrã de 3.7 polegadas e um processador de 1.4 ghz, assim como 512mb de ram.
as principais diferenças são a memória interna (8gb no caso do lumia 710 e 16gb no lumia 800) e a resolução da câmara fotográfica: 5 megapixéis (lumia 710) e 8 megapixéis (lumia 800).
outro dos grandes destaques destes dispositivos é a integração de conteúdos e aplicações localizadas em português.
as primeiras «aplicações com relevância local», como as definiram os responsáveis da fabricante, foram desenvolvidas exclusivamente para os primeiros nokia com windows phone em parceria com a lifecooler, brisa e tvi.
no que diz respeito a aplicações da nokia, os novos smartphones incluem acesso a uma loja de música da empresa e ao nokia conduzir, um sistema de navegação por voz.
de acordo com luis peixe, country manager da nokia portugal, estes dois smartphones foram criados para responder a três experiências consideradas principais pelos utilizadores: música, fotografias e comunicar.
o responsável defendeu que a parceria com a microsoft permitiu à fabricante finlandesa contar com uma plataforma centrada no utilizador, dando como exemplo o acesso a diversas aplicações e serviços da microsoft, desde o internet explorer 9 para aceder à web, passando pelo office para trabalhar ou o xbox live para aceder a conteúdos da consola.
na vertente de comunicar, luis peixe destacou ainda a possibilidade de o utilizador poder criar grupos de utilizadores nos contactos ou ver o que os seus contactos estão a fazer nas redes sociais.
no que diz respeito ao preço dos smartphones, o lumia 800 vai ser vendido por 549,90 euros e o lumia 710 por 339,90 euros, livres de operador.
bing ganha versão portuguesa
também presente na apresentação esteve cláudia goya, directora-geral da microsoft portugal, que se congratulou com a chegada formal do windows phone a portugal, destacando sobretudo o surgimento de aplicações e conteúdos localizados na loja de aplicações da microsoft.
uma dessas aplicações foi desenvolvida para a polícia de segurança pública, permitindo aos utilizadores aceder não só a informação sobre os contactos das forças de segurança, mas também identificar numa mapa, via gps, qual a esquadra mais próxima, entre outras funcionalidades.
segundo dados divulgados pela directora-geral da microsoft portugal, já há cerca de 320 programadores portugueses registados no windows phone e 240 aplicações nacionais já disponíveis no marketplace da plataforma.
para cláudia goya, estes lançamentos ajudam a microsoft a cimentar a sua aposta na estratégia dos três ecrãs (smartphone, televisão e computador), com uma experiência optimizada para cada um destes tipos de dispositivos.
a responsável aproveitou ainda para anunciar o lançamento da versão portuguesa do motor de busca bing, desenvolvida pelo centro de investigação e desenvolvimento português da empresa com a ajuda da equipa internacional do bing, por enquanto ainda em versão beta.