Vandalismo em Ovar: Mais quatro carros incendiados de noite

Mais quatro viaturas foram incendiadas esta noite no centro de Ovar, atos que a corporação de bombeiros local considera «de vandalismo» e que foram iniciados com a ignição de desperdícios nos pneus traseiros de automóveis estacionados na via pública.

a primeira situação do género registada no concelho verificou-se na madrugada de quinta-feira, quando sete veículos ligeiros foram incendiados de forma idêntica em diferentes localidades de ovar.

fonte oficial da polícia judiciária de aveiro descreveu o acontecimento como um ato «incomum» na região.

esses primeiros fogos foram controlados pelos bombeiros voluntários de ovar, que, esta noite, voltaram a ser chamados para combater os incêndios, sendo que o primeiro foi detectado por volta das 22:30, o segundo surgiu pouco depois e foi dominado pelos próprios moradores da zona, e o seguinte, envolvendo dois carros, deflagrou já depois da 01h00 de hoje.

antónio borges, que comandou os 12 bombeiros envolvidos no combate aos fogos, declarou à lusa que «a situação é um bocado estranha e tudo indica que se trata de um ato de vandalismo, mas compete agora às autoridades policiais apurar com certeza o que se está a passar».

quanto à forma como os fogos têm sido ateados, o comandante da corporação afirma: «o que temos percebido é que quem está a fazer isto tem colocado desperdícios [de pano] nas rodas traseiras e, depois, com os pneus a arderem, o fogo alastra ao resto da viatura».

enquanto a polícia judiciária investiga a situação e procura identificar os responsáveis, antónio borges recomenda aos proprietários de veículos automóveis que usem de maior cautela ao longo dos próximos dias. «convém que guardem os carros em garagens, sempre que possível, e que estejam atentos a qualquer movimentação estranha», aconselha.

lusa/sol