O Mundo em resumo – 3 de Abril

FARC liberta reféns. Síria aceita calendário para a paz. UNESCO preocupada com património em risco no Mali. A actualidade internacional em revista.

europa

hungria: presidente da república demite-se após ser revelado que plagiou a tese de doutoramento.

frança: pais decretam greve aos trabalhos de casa para os filhos. a lei francesa proíbe os deveres, mas muitos professores continuam a recorrer a este método para despachar matéria.

rússia: incêndio em mercado moscovita mata pelo menos 17 imigrantes da ásia central.

médio oriente

síria: o regime de damasco aceita 10 de abril como data para começar a implementar o plano de paz proposto pelo ex-secretário-geral da onu kofi annan.

iémen: as forças governamentais abatem dezenas de militantes da al-qaeda numa região montanhosa dos arredores de adém, no sul do país.

américas

colômbia: as farc libertam os seus últimos 10 reféns militares, alguns dos quais estiveram em cativeiros mais de 14 anos.

estados unidos: um homem de 43 anos mata sete pessoas numa universidade privada religiosa de oakland, na califórnia, muito frequentada pela comunidade coreana.

estados unidos: nova iorque renova a sua frota de táxis amarelos com um modelo da nissan.

áfrica

mali: a unesco pede a salvaguarda do património histórico de tombuctu, cidade maliana capturada nos últimos dias pelos rebeldes tuaregues.

uganda: a ong norte-americana responsável pela campanha viral kony 2012 vai lançar um novo vídeo até ao final desta semana.

ásia-pacífico

china: o artista plástico e crítico do regime de pequim ai weiwei instala quatro webcams no seu estúdio para que possa ser vigiado tanto pelos fãs como pelas autoridades chinesas.

ilhas fiji: as autoridades começam a limpar os estragos causados por cheias relâmpago que desalojaram mais de 12.000 pessoas, mas há boas notícias: um poderoso ciclone que se aproximava do arquipélago acabou por mudar de curso e evitar as ilhas.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt