atentas a esta necessidade do mercado, cinco empresas portuguesas – almadesign, amorim cork composites, couro azul, set e inegi – decidiram construir, no ano passado, um interior revolucionário para o avião do futuro, em parceria com a brasileira embraer.
o projecto, baptizado de life – lighter, integrated, friendly and eco-efficient, envolveu um investimento global de 1,85 milhões de euros. e no dia 27 de março viram o seu trabalho reconhecido: o quinteto nacional venceu o crystal cabin award, a maior competição mundial para interiores aeronáuticos, _na categoria visionary concepts.
«apesar de existir excelência em inúmeros sectores nacionais da indústria e transportes, a aplicação deste know how ao sector aeronáutico é incipiente ou desconhecida. com esta distinção, as competências destas empresas passaram a estar debaixo dos holofotes, a nível mundial», explica ao sol josé rui marcelino, ceo da almadesign e responsável pela candidatura do life ao prémio internacional. o grupo português integrou a shortlist de nomeações de concorrentes ao troféu que contemplou gigantes da aeronáutica como a airbus, lufthansa technik e zodiac aerospace.
um novo design, materiais mais leves, eficientes e confortáveis como a cortiça, as fibras e o couro, fazem do projecto life a evolução dos aviões. «a aviação executiva é extremamente competitiva, com vários fabricantes mundiais a tentar soluções inovadoras. e este projecto trouxe ideias muito boas, fora do padrão. é a razão principal porque nos interessa, para um dia aplicar nos nossos aviões», explica luiz fuchs, presidente da embraer europa.
a companhia brasileira, terceira maior do mundo, prestou consultoria e forneceu a fuselagem, isto é, a carcaça da aeronave, que serviu de molde ao interior construído pelo consórcio português. a almadesign concebeu a arquitectura interior, criando um novo tipo de janelas, mais ergonómicas, e o instituto de engenharia mecânica e gestão industrial da universidade do porto (inegi) estudou os materiais compósitos e desenvolveu novas tecnologias para reduzir o peso do avião. mas tudo isto só foi possível com os novos painéis de cortiça da amorim cork composites, que permitem um triplo isolamento (térmico, acústico e vibrático), e com a pele ecológica da couro azul. a set do grupo iberomoldes integrou os elementos num protótipo à escala real, uma mockup.