Descida do Rio Minho em bóias junta 150 pessoas

No domingo Valença revive, mais uma vez, a descida do Rio Minho em bóias. O evento, criado pela Associação Desportiva de Verdoejo, conta com a participação de 150 aventureiros e 30 embarcações originais.

Esta prova, realizada de dois em dois anos, tem como principal requisito que todas as embarcações utilizem bóias como flutuantes. A criatividade, o engenho e a animação são também características essenciais para participar.

Já na oitava edição, esta iniciativa tem como ponto de partida o parque junto à Torre de Lapela, em Monção, às 14h30 e termina na Ínsua do Conguedo, em Verdoejo. O Parque Fluvial de Friestas, em Valença e de Caldelas em Tui, Espanha, serão os melhores pontos para observação das embarcações que descerão as águas do Rio Minho, tendo por base as bóias.

A organização premiará a criatividade e a originalidade das embarcações, assim como, as muitas peripécias que os participantes proporcionarão nas águas do Rio Minho.

O dia terminará com um convívio, no Parque de Merendas de Verdoejo, onde haverá porco no espeto.

Desde 1994 que este acontecimento, apoiado pela Câmara Municipal de Valença, é um dos mais singulares cartazes dos eventos de Verão, no Noroeste Peninsular. Ano após ano, tem atraído mais aventureiros e curiosos.

online@sol.pt